sexta-feira, 10 de agosto de 2012


Serifo Nhamadjo em guerra diplomática com a comunidade internacional
Manuel Serifo Nhamadjo, Presidente de transição, dispensou esta quinta-feira, 9 de Agosto, quase todos os embaixadores na Guiné-Bissau, acreditados, na sua maioria, junto dos países da União Europeia.
Com esta medida, o governo da transição deve estar  assim, perante mais uma vaga de guerra diplomática com a comunidade internacional, devido carência de reconhecimento perante tais países da União Europeia em causa.

Em decreto presidencial, o chefe de Estado em regime transitório, disse ter ouvido o seu Governo para anunciar o afastamento do embaixador Alfredo Lopes Cabral como representante da Guiné-Bissau junto do Governo da Bélgica, Faly Embalo junto do Governo português, Hília Garez Gomes Lima Barber pela França, enquanto que o embaixador Arafam Ansu Camará foi destituído como representante da Guiné-Bissau junto do Governo da República Popular da China.

A nível das Nações Unidas, Serifo Nhamadjo nomeou cumulativamente como embaixador da Guiné-Bissau junto do Governo de Angola, Manuel Maria Monteiro Santos (Manecas), e representante permanente da República da Guiné-Bissau junto das Organizações das Nações Unidas, substituindo desta função João Soares da Gama.

Além da substituição do representante da Guiné-Bissau junto da ONU, Serifo Nhamadjo não indicou os nomes para ocupar as funções dos embaixadores exoneradas para a Bélgica, Portugal, França e China.

E mesmo que tenham sido indicado os nomes para respectivas substituições, de certeza que a grande guerra diplomática estará na acreditação dos mesmos quando na apresentação das cartas credenciais junto desses governos em causa.

Lembra-se que o governo da transição da Guié-Bissau está apenas reconhecido pela CEDEAO

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público