sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ibraima Sory Djaló é o presidente de Assembleia Nacional Popular da Guiné Bissau
Ibraima Sory Djaló
A plenária da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau decidiu ultrapassar o impasse com aceitação do Ibraima Sory Djaló como presidente do mesmo até fim dessa prorrogação do mandato parlamentar. 

O Presidente em exercício na Assembleia Nacional Popular, Ibraima Sory Djalo, vai continuar no cargo até novas eleições. O consenso foi alcançado esta sexta-feira dia 23 de Novembro, depois de muitos dias de bloqueio, de impasse e de desentendimento.

A moção propunha Augusto Olivais para Presidente da mesa da Assembleia Nacional Popular (ANP), que agora passa a ocupar o cargo de primeiro vice-presidente e Isabel Buscardine que era propostada para primeira vice-presidente, passa para segundo vice-Presidente do mesmo órgão. 

Contrariamente aos rumores que segundo informações apuradas pela PNN no dia 22 de Novembro, de que Sory Djaló pretendia que os lugares em causa sejam ocupados pelo deputado do PAIGC, João Seidi Bá Sane, para 1.º vice-Presidente da ANP, e à deputada Aurora, a ser distinguida 2.ª vice-Presidente do Parlamento guineense.

Lembra-se que a bancada parlamentar do PAIGC abandonou a plenária  do dia 22 de Novembro, para uma reunião de concertação urgente, visto que a proposta recusada saiu da reunião do Comité Central do PAIGC, que teve lugar durante a noite de quarta-feira, 21 de Novembro, na sede do partido.

Ouvido pelas antenas da RDP África, o líder da bancada parlamentar do PAIGC, Rui Diã de Sousa, disse que o seu partido abdicou do cargo, levando em consideração o interesse de encontrar saída para um entendimento e de pôr em primeiro lugar os verdadeiros interesses da nação.

O acordo deixou todos os partidos signatários do pacto da transição politica bastante satisfeitos, considerando isso de não se tratar de vencedor ou do vencido. Dando parabens a decisão politica pela maturidade demonstrada, numa altura em que só o entendimento fará a Guiné-Bissau sair desse marasmo em que se encontra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público