domingo, 23 de dezembro de 2012

O chefe da missão internacional diz que visita à Guiné-Bissau foi "extremamente importante"

O chefe da missão conjunta da comunidade internacional que esteve de visita à Guiné-Bissau, Ghassim Wane, afirmou que ter sido "extremamente importante" os contactos com as autoridades de transição e outros atores da vida guineense.

Diretor do departamento de paz e segurança da União Africana (UA), Ghassim Wane dirigiu a missão conjunta da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), União Africana, União Europeia (UE) e Nações Unidas, que visitou a Guiné-Bissau entre os dias 16 a 21 de Dezembro.

Com o objetivo de auscultar os diferentes atores da vida do país e formular propostas para a saída de crise gerada pelo golpe de Estado de 12 de abril.

"Pensamos que foi extremamente importante escutarmos os diferentes atores da Guiné-Bissau, foi também importante ouvir o Presidente (de transição), as suas perspetivas. Pudemos discutir o processo de transição, da reforma do setor de Defesa e Segurança, as próximas eleições, enfim os diferentes desafios com os quais a Guiné-Bissau está confrontada a longo prazo", disse Ghassim Wane, num balanço preliminar da visita.

O responsável da UA não quis entrar em pormenores, limitando-se a afirmar que o processo de transição em curso na Guiné-Bissau merece todo o interesse da comunidade internacional.

"Seguimos (a transição) com muito interesse, prova disso é a nossa vinda aqui. Queremos saber de forma ajustada como podemos conciliar as visões das nossas organizações. Foi importante podermos falar, escutar, as autoridades da Guiné-Bissau, o Presidente, o primeiro-ministro, os partidos políticos, os atores sociais, para desta forma ajudarmos melhor o país, enquanto parceiros que somos", disse ainda Ghassim Wane.

"O resultado que tiramos desta nossa missão é de que a Guiné-Bissau está confrontada com desafios enormes, mas também é claro que a Guiné-Bissau precisa de apoios de todos os parceiros que lhe possam ajudar a superar esses desafios. Pensamos que esta visita vai ajudar-nos a reiterar o nosso compromisso de apoiar a Guiné-Bissau", defendeu Wane.

Por seu lado, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e porta-voz do Governo de transição disse à Lusa que a missão conjunta "levará uma outra realidade do país", o que para Fernando Vaz, irá ajudar a mudar a ideia que se tem do atual processo de transição.

"Estamos convencidos que a missão veio ver a realidade do país. Não escondemos nada. A missão falou com toda gente, atores políticos e sociais, agora esperamos que transmitam aquilo que é a realidade constatada", pediu Fernando Vaz. Sublinhando ainda para "Que não haja politização de novo daquilo que é a realidade da Guiné-Bissau".
Agencia Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público