sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

UE disponibiliza mais de 500 mil euros para a transformação de caju na Guiné-Bissau

A União Europeia (UE) anunciou uma ajuda financeira de 580 mil euros para a promoção da transformação local do caju. Com a duração de 30 meses e em parceria com Organização Holandesa de Desenvolvimento (SNV), a verba é destinada à campanha de marketing durante o período do Carnaval de 2013, tendo como finalidade dar a conhecer os produtos resultantes da transformação de caju ao nível nacional.
Segundo uma nota das duas organizações a que a PNN teve acesso, o referido projecto teve início em Janeiro de 2011 e pretende fomentar os trabalhos de promoção, processamento e diversificação de produtos provenientes do caju nas regiões de Bafatá, leste do país, bem como na região de Cachéu, norte da Guiné-Bissau.
A mesma nota informou ainda que a implementação deste projecto está sob a alçada da SNV, em parceria com a Fundação Guineense para o Desenvolvimento Empresarial e Industrial (FUNDEI), e o Centro de Promoção de Caju.
A acção apoia, actualmente, quatro cooperativas de produtores de caju, nomeadamente Naforé e Sabunhima, na região de Bafatá, bem como a de Buwondena e COAJOQ, na região de Cachéu. Todas estas cooperativas têm como actividade principal a formação de pessoas em técnicas de transformação, como forma de diversificação de produtos tais como sumo, bolachas e amêndoas, destinados ao mercado nacional e à exportação.
A formação técnica na gestão de negócios, o acesso ao fundo de maneio para início dos trabalhos, a promoção de produtos processados e a facilitação de ligações comerciais com outros autores da cadeia - para promover canais de distribuição e potenciar o valor dos produtos nacionais - são algumas das actividades do projecto.
PNN - 15 de Fevereiro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público