quarta-feira, 20 de março de 2013

Movimento da Sociedade Civil guineense quer eleições gerais este ano
O Movimento da Sociedade Civil da Guiné-Bissau, plataforma que reagrupa mais de 100 organizações, quer eleições gerais em Dezembro deste ano e que nelas não tomem parte os atuais responsáveis pelo processo de transição.
Em comunicado a que agência Lusa teve hoje acesso, o Movimento da Sociedade Civil apresenta uma série de propostas de actividades a serem executadas para levar o país a realizar eleições gerais em Dezembro.
Para o movimento, deve haver uma nova agenda de transição (já que o país não poderá realizar eleições gerais em Abril), um Pacto de Regime, a revisão da lei eleitoral, dar início aos programas de reforma nos sectores da Defesa e Segurança, entre outras acções.
A plataforma propõe ainda que seja criado um espaço de concertação permanente entre as forças vivas do país, que incluiria os órgãos de soberania, partidos políticos, sociedade civil e forças de defesa e segurança, sob a coordenação do Presidente de transição, Serifo Nhamadjo.
O Pacto de Regime Político e Social a ser instituído partiria de um compromisso entre todos os atores e forças vivas da Nação sobre as atitudes e condutas a adoptar durante a transição e o período imediato às eleições, referiu o comunicado.
Fonte da direcção do movimento disse à Lusa que esta proposta vai ser entregue a todos os intervenientes na busca de mecanismos para a estabilização da Guiné-Bissau, nomeadamente responsáveis pela transição, chefias militares, partidos políticos, embaixadas e representações da comunidade internacional sediadas no país.
O Movimento da Sociedade Civil é uma de duas organizações da sociedade civil na Guiné-Bissau. A segunda junta mais de uma dezena de associações e sindicatos, entre elas a Liga Guineense dos Direitos Humanos.
Em conferência de imprensa, na terça-feira, as 13 organizações apresentaram também um calendário de transição que defende também a realização de eleições este ano, no mês de Novembro.
Lusa/notícias ao Minuto - 20 de Março de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público