sexta-feira, 15 de março de 2013

Simões Pereira esclarece rumores da acusação
Domingos Simões Pereira, candidato à Presidência do PAIGC, esclareceu, esta quinta-feira, 14 de Março, que a filosofia de todo o tipo de golpes de Estado na Guiné-Bissau não faz parte da sua vida, numa referência à sua alegada participação política no caso de 21 de Outubro.

Falando durante a cerimónia de lançamento da campanha à sua candidatura, Domingos Simões Pereira disse estar tranquilo e pediu calma aos sues apoiantes. 

«Sei que muitos de vós vieram cá um pouco preocupados com ruídos que passam sobre a minha pessoa. Golpes não fazem parte da minha filosofia de vida», referiu o candidato, classificando este comportamento, ao qual aplicou a fórmula já conhecida, «Cakris na kabas», ou seja, mariscos numa cabaça que não conseguem subir e sair do fundo.

Por outro lado, destacou que apenas depende da sua consciência e das leis em vigor na Guiné-Bissau, tendo referido que não responde a interesses estranhos.

Em relação ao PAIGC, Domingos Simões Pereira disse haver necessidade de união no seio do partido porque não existe PAIGC de muçulmanos nem de cristãos, tendo adiantado também o princípio de união entre os guineenses em torno da bandeira nacional. 

«Existe um só PAIGC de Amílcar Cabral que muitos de vós ajudaram a construir e que temos a oportunidade de saudar e seguir, apenas o que devemos fazer depende entre nós», disse Domingos Simões Pereira.

Em relação a cenas de violência, o candidato disse que não faz sentido a eliminação física de outras pessoas apenas porque alguém entende que deve fazê-lo para conquistar a sua liberdade.

O ex-Secretário Executivo da CPLP disse acreditar nas liberdades que fizeram os outros países, numa Guiné-Bissau com boas escolas, industrialização, saúde e energia. 

«A paz e o desenvolvimento chegam aos povos que fazem boas escolhas», referiu Domingos Simões Pereira, citando uma das passagens do Presidente dos Estados Unidos de América na última Assembleia Geral das Nações Unidas.

O candidato à liderança do PAIGC disse que a falta de capacidade de diálogo interno entre os guineenses prende-se com a falta de melhoramento da capacidade de cada pessoa e condenou categoricamente as mortes das mulheres nas maternidades, referindo que a paz se consegue, comprometendo-se com a justiça.
PNN - 15 de Março de 2013

1 comentário:

  1. Continuo a não acreditar nessa novela de Pansau Intchama de acusar o senhor Domingos Simões Pereira,porque os Guineenses já estão acostumados a estes tipos de procedimentos menos abonatórios.
    Só espero que não desista da sua caminhada e nem tenha medo dessas acusações inúteis.
    Força e muita coragem os teus irmãos Guineenses precisam do seu contributo.

    Nha mantenhas

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público