domingo, 19 de maio de 2013

ENTENDIMENTO É A VIA EXCLUSIVA DE ATINGIR O SOSSEGO E PENSAR NO DESENVOLVIMENTO

A córnea de algum momento, não apaga o destino de um coração esperançoso, persistente, vivo e com vontade de viver, para saborear o gosto de alcançar vitoria depois de tanto tempo em sofrimentos... Porque o custo de vitória resulta de uma conquista com repetidos momentos de sofrimento.

Na convivência politica da Guiné-Bissau, registou-se esta semana (sexta-feira, 17 de Maio) mais um cenário que insinua um despertar de esperança na coabitação muitas vezes conturbada entre as duas maiores formações politicas, detentoras do destino da vida politica do país.

Falo do memorando de entendimento assinado entre PAIGC e PRS, para dar saúde ao processo transitório numa segunda e ultima fase de reflexão, preparação e realização das eleições gerais. Mas também com o componente "inclusivo" que visa dar alguma emenda, numa tentativa de repor um certo credito politico para merecer "algum" tratamento e beneficiar dos apoios necessários.

Se calhar... A melancolia dos que cantam de fala endossado, já poderão ter a razão de lançar grito bem forte por alivio agora palpitada com um sabor de abraço irmão no meio de uma sintonia bem desejada.

Cada passo na vida merece a sua marca na historia, enriquecido pelos comentários de acompanhamento que servem de ingrediente para o sabor ou desgosto dos factos a registar. 

Passos de progresso que a Guiné-Bissau precisa é, sobretudo, o entendimento na coabitação politica... Ideias saudáveis com base consistente a luz de um tratamento legal do povo guineense.
O que requer uma vontade séria e persistente de todos, mas na iniciativa dos protagonistas que fazem de verdade o acentuar desse entendimento... É, com certeza os atores da politica.

Na vida, tudo o que é bom custa alcançar... sobretudo num país onde muitos que são habituados a reclamar experiência, o reflexo ficou a quem das espetativas. E os que aprenderam com os mesmos, adquiriram qualquer coisa como o habito de pensar só em si mesmo. 

Por isso, mudar a rota de um conjunto mal acostumado ou submeter a divisão de um bolo em fatias de dez que habitualmente servia o consumo de um só... Nunca pode ser de animo leve. Contudo, a obrigação da realidade e a persistência de vincar a verdade pode ajudar na compreensão de que o entendimento é a via exclusiva de atingir o sossego e pensar no desenvolvimento.

Esperamos que o rubricar desse entendimento não ficará só memorizado no papel, mas sim nas nossas memorias, onde o respeito e o honrar dos compromissos seja o factor basilar da nossa vontade própria.
Onde o agir de boa-fé seja o lema dos nossos procedimentos.
Onde o falar com respeito seja a norma no nosso trato.
Onde haja consciência de que a divergência só se ultrapassa com vontade em chegar num entendimento.

Caros irmãos e queridos compatriotas
Acredito que todos nós temos a ânsia da paz, sossego, justiça e desenvolvimento... O que não requer o ódio, a vingança nem revolta baseada na violência. 
Guiné-Bissau espera o contributo de cada um de nós na construção das alicerces da paz e sossego... Numa luta conduzida com humildade, dignidade e união...

Que Deus abençoe todos os guineenses e dê cada um de nós a faculdade de pensar e força de vontade na busca de ideia para encontrar melhor saída para os pesados problemas do país.

Samba Bari - Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa

Nota: Leia mais analises do PONTO DI MIRA, a partir do domingo de manhã da próxima semana. Até lá

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público