quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ONU apoia criação na Guiné-Bissau da Rede Paz e Segurança das Mulheres do Espaço CEDEAO

As representantes de mais de 40 grupos de mulheres participaram, entre 5 e 6 de Setembro, em Bissau, na criação formal da Rede Paz e Segurança das Mulheres do espaço CEDEAO (REMPSECAO – GB), com o apoio da ONU.

A REMPSECAO - GB tem como objectivo «coordenar e optimizar as funções e as iniciativas das mulheres na prevenção de conflitos, a manutenção da paz e segurança, a reconstrução pós-conflito e a promoção dos direitos humanos, especialmente das mulheres e outros grupos vulneráveis, de modo a garantir uma paz duradoura na Guiné-Bissau», de acordo com os estatutos da organização aprovados na sua assembleia constituinte, esta sexta-feira, 6 de Setembro.

Outro dos principais objectivos expresso nos estatutos é «promover uma parceria estratégica para a equidade de género, o empoderamento e a igualdade de oportunidades entre os sexos no domínio da paz e segurança no país». 

«Facilitar a cooperação estreita com a CEDEAO, a União Africana, as Nações Unidas e outros actores envolvidos no campo da paz e segurança» é também uma meta da organização.

Mais de 70 pessoas assistiram à cerimónia de abertura da assembleia esta quinta-feira, nomeadamente o corpo diplomático, o Governo, as agências da ONU e a Missão Integrada das Nações Unidas de Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) que através da sua Secção de Assuntos Políticos e da Unidade de Género tem vindo a fornecer apoio étnico e financeiro à Rede.

Falando em nome do Representante Especial do Secretário-Geral da ONU na Guiné-Bissau, o chefe da Secção de Assuntos Políticos da UNIOGBIS, Martinho Chachiua, salientou que a ONU foi «determinante em continuar a apoiar os esforços nacionais para consolidar a paz e desenvolver o país, especialmente através da implementação de políticas públicas de promoção da igualdade de género e, consequentemente, o respeito pelos direitos humanos no âmbito dos compromissos internacionais assumidos pela Guiné-Bissau».

Martinho Chachiua observou que a criação da Rede foi uma resposta necessária à crescente preocupação acerca do impacto de conflitos armados sobre as mulheres e crianças em todo o mundo. Isto envia também um forte sinal de que as pessoas podem superar as barreiras culturais, sociais e religiosas, e trabalhar juntas para a concretização dos objectivos de igualdade de género, tal como recomendado por vários instrumentos internacionais de direitos humanos.

Os aparelhos legais incluem a Resolução 1325 do Conselho de Segurança da ONU, a qual visa, segundo Chachiua, «proteger os direitos humanos das mulheres e meninas durante os conflitos armados, a luta contra a impunidade dos crimes de género, promovendo a igualdade de género nas operações de manutenção da paz e aumentar a participação das mulheres em actividades e processos voltados para a paz.

A REMPSECAO (conhecida em Inglês como NWOPSECO), foi criada em 2009 por iniciativa da CEDEAO, por organizações que operam nos domínios da paz, desenvolvimento e segurança das mulheres, disse Kelly Lopes na cerimónia de abertura, em nome do Representante da CEDEAO no país.

Kelly Lopes ressaltou que a realização da assembleia constituinte deverá contribuir para o reforço do compromisso assumido pela Rede, de tudo fazer para promover uma parceria estratégica com o objetivo de reforçar a «autonomia das mulheres, a equidade e a igualdade de oportunidades entre os sexos e o seu envolvimento na prevenção de conflitos, mediação e gestão, bem como a necessidade de aumentar o seu papel nos órgãos de tomada de decisão».

Estes são alguns dos objectivos consagrados nas Resoluções 1325 e 1820 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, cuja implementação é um dos compromissos assumidos pela REMPSECAO», vincou Kelly Lopes, que instou todos os Estados membros da CEDEAO e da Guiné-Bissau, em particular, a fornecerem maior apoio à capacitação com o fim de garantir uma participação significativa das mulheres na prevenção e resolução de conflitos e na construção da paz.

Para o Governo da Guiné-Bissau, o estabelecimento formal da Rede apresenta uma dupla vantagem, sublinhou a Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, Gabriela Fernandes, por ocasião da cerimónia de abertura, presidida por si.

A Rede constitui «uma oportunidade para formalizar um instrumento de trabalho para a manutenção da paz e segurança no país», disse a ministra, assim como «um espaço onde mulheres de diferentes sensibilidades se reúnem em torno dos objetivos comuns de construção e preservação da paz na África Ocidental».

Gabriela Fernandes salientou ainda que «a participação das mulheres em todos os esforços de promoção da paz e segurança, a necessidade de aumentar o seu papel nas esferas de tomada de decisão no que diz respeito à prevenção de conflitos, gestão e resolução, e a inclusão da perspectiva de género em todas as instituições públicas e privadas devem constituir prioridades absolutas para todos os actores políticos, sociais e económicos», concluiu.
PNN - 11 de Setembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público