quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

 EUA pede que Guiné-Bissau cumpra prazos de eleições

O Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA) anunciou que quer ver a Guiné-Bissau a cumprir o processo eleitoral dentro dos prazos.

"Os Estados Unidos instam o Governo da Guiné-Bissau a seguir fielmente o calendário anunciado para preparação das eleições de 16 de março de 2014, incluindo um recenseamento eleitoral credível e atempado", refere uma declaração do porta-voz do Departamento de Estado, divulgada na passada segunda-feira na Internet.

A administração norte-americana justifica o pedido, considerando que a realização de eleições gerais (legislativas e presidenciais) bem-sucedidas e dentro dos prazos é uma meta essencial com vista "à reconciliação nacional, democracia e reformas económicas".

Os EUA pedem aos dirigentes guineenses garantias de que "não haverá mais atrasos".

A declaração vai mais longe e apela às autoridades para que façam "urgentemente" melhorias nas "condições de segurança" e no combate à "impunidade", de maneira a promover um ambiente seguro "para eleitores e candidatos".

"Esperamos que os ministros do Interior e da Defesa e que o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas assegurem que as forças de segurança respeitam o Estado de Direito, a autoridade civil e os direitos humanos", refere a declaração.
Noticias ao Minuto - 24 de Dezembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público