Inaugurada a estrada Mansoa-Farim
Rui de Araújo considerou que, a partir de hoje, a zona norte da Guiné-Bissau fica mais próxima do resto do país e do Senegal, o que irá "promover e intensificar" o volume de negócio com os países da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental).
A estrada Mansoa/Farim tem uma plataforma asfaltada de 10 metros e duas faixas de rodagem, uma em cada sentido.
"Pelas 'performances' técnicas, esta é a melhor estrada alguma vez construída na Guiné-Bissau", observou Rui de Araújo.
O presidente de transição guineense, Serifo Nhamadjo, que presidiu à inauguração das obras de beneficiação, disse ser "uma grande honra" assistir à concretização "de um sonho".
Nhamadjo apontou a importância do troço, destacando que irá trazer "uma nova visão de desenvolvimento" da Guiné-Bissau, mas também sublinhou "o gesto de solidariedade" das instituições africanas que financiaram a obra.
O BOAD (Banco Oeste Africano de Desenvolvimento) e a UEMOA (União Económica e Monetária Oeste Africana) financiaram a obra executada em 14 meses, num envelope conjunto de 19 milhões de euros.
Para o presidente guineense, com a nova pista ligando Mansoa e Farim,"de forma rápida e segura", a população de toda região de Oio poderáaumentar a produção agrícola, uma vez que já tem como escoar os produtos.
Serifo Nhamadjo apontou agora a construção da ponte do rio Farim como a próxima meta.
"Se a ponte sobre o rio Farim for construída e se as potencialidades mineiras forem exploradas, nomeadamente os fosfatos, rapidamente haverá um desenvolvimento acelerado de toda região" de Oio, observou Nhamadjo.
Lusa - 17 de Janeiro de 2014
Sem comentários:
Enviar um comentário
ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público