terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Luís Oliveira Sanca tenciona candidatar-se às Presidenciais

O ex-ministro da Administração Territorial, Luís Oliveira Sanca, manifestou a sua intenção de se candidatar ao cargo de Presidente da República nas próximas eleições Gerais, ainda agendadas para 16 de Março.

A intenção de Oliveira Sanca foi tornada pública numa carta datada de 3 de Outubro de 2013, enviada na altura ao 1.º vice-Presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Manuel Saturnino Costa, formação política da qual faz parte.

Na missiva consultada pela PNN, Oliveira Sanca sublinha, entre outros aspectos, a sua disponibilidade para se candidatar ao mais alto cargo da magistratura guineense, tendo para este efeito requerido o apoio do PAIGC. 

«Tal intenção é exorbitada pelo desejo inabalável de servir o país, contribuindo para reestabelecer a confiança nas suas instituições políticas e criar condições conducentes à estabilidade e à paz na Guiné-Bissau», lê-se na carta.

O dirigente político disse que, caso o seu partido opte pela sua candidatura e, consequentemente, seja eleito Presidente da República, irá cumprir com zelo e dedicação o seu dever tal como foi no passado, honrando de uma forma abnegada a Guiné-Bissau e os antigos combatentes da liberdade da pátria, que muito deram para a libertação do país. 

«Juro fazer o meu lema de trabalho o factor da unidade nacional como fundamento político e ideológico do PAIGC, um valor a estabelecer e a preservar enquanto alicerce do nosso desenvolvimento e alavanca fundamental da nossa vitória durante a gloriosa luta de libertação nacional, estando certo que juntos vamos fazer mais pela Guiné e melhor a Guiné-Bissau», garantiu Luís Oliveira Sanca.

O candidato informou ainda que a sua pretensão ao cargo visa o serviço ao povo guineense, a experiência e a maturidade por ele adquiridas durante o tempo em que serviu o país, bem como lutar pela dignidade, soberania, estabilidade e desenvolvimento, alimentando o sonho de todos.

A ambição de contrair uma sociedade de valores justos, livre, solidária, coesa, inovadora, responsável, equilibrada, competente e actuante constam, de entre outras, virtudes pretendidas por Luís Oliveira Sanca, caso seja eleito Presidente da República.

A carta termina com a promessa de incentivar a camaradagem, o humanismo, o combate à pobreza e à exclusão social, enquanto um dos ensinamentos de Amílcar Cabral.

Natural de Bolama, Luís Oliveira Sanca nasceu a 30 de Outubro de 1940, é dirigente e ingressou na luta armada em 1961, na vizinha República da Guiné-Conacry. Desempenhou várias funções governamentais desde 1972, sendo a última como membro do Governo entre 2010 e 2012.
PNN - 17 de Fevereiro de 2014

1 comentário:

  1. Este sujeito deveria candidatar se ao cargo do Bobo de Corte devido a sua grosseira forma de ser,

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público