sábado, 26 de abril de 2014

Milhares no funeral de Kumba Yalá

Kumba YaláA data do dia 25 de Abril deixou marca na história da Guiné-Bissau, onde milhares de pessoas saíram às ruas de Bissau, para acompanhar o cortejo fúnebre do ex-presidente Kumba Yalá. Uma verdadeira multidão acompanhou o corpo do antigo chefe de Estado da casa onde morava no Bairro Internacional até à sede do Partido da Renovação Social, numa distância de cerca de três quilómetros, antes dos restos mortais de Kumba Yalá seguirem para a Assembleia Popular Nacional.
O funeral de Kumba Yalá paralisou literalmente a cidade de Bissau esta sexta-feira (25 Abril), com grande parte dos comércios e serviços públicos fechados, escolas encerradas, transportes a meio-gás, tudo para seguir e prestar homenagem ao ex-Chefe de Estado.
As cerimónias acabaram por ter três componentes. A política com honras de Estado no Parlamento, a tradicional da etnia balanta, a que pertence Kumba Yalá e a reza dos muçulmanos religião pela qual tinha convertido Kumba Yala.
O ambiente era de consternação geral no cortejo fúnebre, com direito a batedores da polícia e escolta militar.
Kumba Yalá foi sepultado na fortaleza da Amura, ao lado de outros líderes guineenses.
O ex-presidente da Guiné-Bissau tinha 61 anos e foi enterrado 21 dias depois de ter falecido de doença súbita. De acordo com familiares, Kumba Yalá não terá resistido a um ataque cardíaco.
RFI 25 de Abril de 2014

2 comentários:

  1. Este diabo nomeado doutor que nem sabe falar portugues,ouvi a sua entrevista com o senhor Doka o senhor Kumba tentava dar algumas explicaçoes sobre os acontecimentos da Guiné Bissau antes e depois da nossa independencia. Um doutor que nao sabe distinguir o singular e o plural ah é verdade estudou na Alemanha dita democratica. Uma vergonha por um antigo presidente da Guiné Bissau. Muitos lamentam a morte deste homem que jurou dar ponta pés ao cadaver do malogrado Ansumane Mané que ele proprio mandou assassinar,isto so pode acontecer na Guiné.O Kumba afirmou que nunca matou ninguem??????????

    ResponderEliminar
  2. Kumba é um morto bem morrido. Ele é um diabo na guine bissa. Que a sua alma castiga no inferno do senhor

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público