segunda-feira, 14 de abril de 2014

Participação nas eleições da Guiné-Bissau superior à de escrutínios anteriores

Os guineenses responderam à chamada. A taxa de participação nas eleições gerais de domingo pode ultrapassar os 70%, valor acima dos 60% de anteriores escrutínios, informou o presidente da Comissão Nacional de Eleições, Augusto Mendes, citado pela AFP.

Não há ainda resultados oficiais das primeiras eleições após o golpe de Estado de 12 de Abril de 2012, que derrubou o Governo do primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde), entre a primeira e a segunda volta das presidenciais.

Após vários adiamentos, a eleições que deverão repor a legalidade constitucional decorreram sem perturbações de maior, segundo as missões de observadores. Um grupo de 15 organizações da sociedade civil que está a acompanhar o processo eleitoral considera que foram “globalmente pacíficas”.

Depois de votar, o chefe das Forças Armadas, António Indjai, líder do golpe de há dois anos, libertou duas pombas como símbolos de paz, notou a Reuters.

O favorito nas legislativas, a que concorreram 15 partidos, é o PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde), liderado por Domingos Simões Pereira, antigo secretário executivo da CPLP (Comunidade dos País de Língua Portuguesa). Na noite de domingo, pouco depois do fecho das urnas, um porta-voz anunciou em conferência de imprensa, segundo a Lusa, que os dados de que já dispunha eram “bastante encorajadores” para o partido e para o seu candidato presidencial, João Mário Vaz.

Na eleição presidencial, são quatro os candidatos que, entre 15 concorrentes, face aos apoios e à dinâmica das campanhas, mais probabilidades parecem ter de passar a uma previsível segunda volta: João Mário Vaz; Abel Incada, que corre pelo PRS (Partido da Renovação Social, segundo maior partido); Nuno Nabiam, independente apoiado pelo ex-Presidente Kumba Ialá – que morreu durante a campanha eleitoral – e ao qual são atribuídas ligações à cúpula militar; e Paulo Gomes, também independente, apoiado por pequenas forças políticas.

A comissão de eleições anunciou que está “fazer esforços” para que os resultados comecem a ser divulgados a partir de quarta-feira. No cenário, mais provável, de nenhum dos candidatos presidenciais vencer na primeira volta está marcada uma segunda para 18 de Maio
Publico 14 de Abril de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público