sábado, 7 de junho de 2014

visita à Guiné-Bissau

Primeiro-ministro de Timor-Leste inicia visita à Guiné-BissauA deslocação está incluída numa série de visitas do primeiro-ministro timorense a vários países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) antes da cimeira da organização, em Díli, a 23 de julho.
As reuniões agendadas de Xanana Gusmão realizam-se apenas a partir de sábado, e começam com uma visita de cortesia ao Presidente de transição, Serifo Nhamadjo, seguindo-se um encontro com o Presidente eleito, José Mário Vaz, na sede da Agência de Cooperação de Timor-Leste (ACTL).

Durante a tarde de sábado, Xanana Gusmão visita a Assembleia Nacional Popular (ANP) onde deverá encontrar-se com o Presidente e vice-Presidente da instituição, além dos grupos parlamentares.

No domingo, reúne-se com o primeiro-ministro de transição e demais membros do Executivo no Palácio do Governo, seguindo-se, na sede da ACTL, um encontro com o primeiro-ministro eleito, Domingos Simões Pereira.

O terceiro dia de visita à Guiné-Bissau é ainda reservado a uma reunião com as polícias e serviços de segurança de Estado e outra com as chefias militares, sempre na sede da ACTL.

O programa da estada em Bissau inclui ainda a entrega por Xanana Gusmão da base de dados do recenseamento eleitoral realizado entre dezembro e fevereiro na Guiné-Bissau com o apoio de Timor-Leste.

Reuniões com partidos políticos, com representantes da Comunidade Económica dos Estado da África Ocidental (CEDEAO), de organizações da sociedade civil, líderes religiosos, meios de comunicação social, entre outros, preenchem a agenda do chefe do Governo timorense.

A Guiné-Bissau realizou em abril e maio as primeiras eleições após o golpe de Estado militar de abril de 2012, o que vai permitir o regresso do país à norma constitucional, bem como o reatamento de plenas relações diplomáticas com a comunidade internacional.
Lusa 07 de Junho de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público