quarta-feira, 16 de julho de 2014

Florentino Pereira, classificou como catastrófica a situação da eletricidade do país

O novo ministro guineense da Energia, Florentino Pereira, classificou como catastrófica a situação da eletricidade da rede pública do país, com o Estado impotente para dar respostas às necessidades da população.
Secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS), segundo maior partido no Parlamento guineense, Florentino Pereira visitou hoje a central elétrica de Bissau e a EAGB (Empresa de Água e Eletricidade da Guiné-Bissau) para constatar a situação da produção e distribuição de energia na rede pública.
"A nossa empresa encontra-se num estado catastrófico. A cidade de Bissau precisa de 30 megawatts para garantir energia regular aos habitantes, mas neste momento a potência instalada é de 11 megawatts e destes só estão disponíveis oito megawatts", disse Florentino Pereira.

A empresa vende a crédito a energia consumida mas mesmo assim desde dezembro que não consegue fornecer energia elétrica de forma regular. A administração da EAGB diz que o sistema informático de cobrança e emissão de faturas está avariado.
A Associação de Defesa de Consumidores (Acobes) afirma não compreender o facto de os clientes da empresa pagarem a credito o fornecimento de energia mas que nunca têm nas suas casas.
Em Bissau é sempre uma novidade no dia em que há energia eletrica ou água canalizada.

O novo ministro determinou que a partir de hoje qualquer pagamento ou compra de cartão de crédito de energia deve ser feito no banco. O consumidor apenas terá que apresentar o talão de depósito e levantar o cartão de crédito de energia.

Florentino Pereira admitiu igualmente que a empresa enfrenta dificuldades com uma rede deficitária de distribuição de energia - a empresa só tem capacidade para distribuir 15 megawatts de energia -, falta de equipamentos para detetar avarias na rede, incapacidade para compra de combustíveis.

O responsável acredita que com os apoios anunciados e já disponibilizados por parceiros como Banco Mundial (que já disponibilizou 22, 5 milhões de dólares), Banco Africano de Desenvolvimento, Banco Oeste Africano de Desenvolvimento, União Europeia e China, o setor conhecerá melhorais nos próximos tempos.
Lusa 15 de Julho de 2014

2 comentários:

  1. É uma pena que opiniões sinceras, mas que não agradam ao editor são simplesmente censuradas.

    ResponderEliminar
  2. Este papagaio de PRS deveria ter uma minima vergonha de aceitar uma pasta ministreal neste governo do PAIGC a situacao catastrofica foi criada por quem? ja se esqueceu dos seus amigos golpistas ele mesmo defende amnistiar este senhor me parece ter memorias curtas kkkkkaakkkkaaaa!

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público