sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Paciente infectado com vírus Ebola chega à Espanha

O missionário Miguel Pajares, que contraiu o Ebola, chega à EspanhaO último paciente europeu infectado com o vírus Ebola chegou nesta quinta-feira (7) à Espanha para ser tratado, de acordo com o Ministério espanhol da Defesa. A epidemia está se agravando no oeste da África. A Libéria decretou hoje estado de emergência e os médicos da Nigéria interromperam a greve iniciada no dia 1° de julho.

O missionário Miguel Pajares Martin, 75 anos, aterrissou na base aérea de Torrejon de Ardoz, perto de Madri, por volta das 8h. Uma outra missionária também estava a bordo do Airbus 310 militar, mas, aparentemente, não contraiu o vírus. O responsável da secretaria de Saúde de Madri, Francisco Javier Rodriguez, declarou que, se isso for confirmado, ela não precisará ficar internada. Já o missionário tem febre, mas não apresenta hemorragias.

O avião é equipado para evitar o contágio da tripulação. O coronel que dirigiu a operação de repatriamento disse que os meios para transportar os doentes eram escassos e eles foram obrigados a cobri-los com roupas especiais. Em Madri, os dois missionários foram levados para o hospital em uma cápsula hermética, em duas ambulâncias diferentes. Ambos estão em uma área isolada para proteger os outros pacientes.

Segundo o governo, outros países, como a França, entraram em contato com a Espanha para saber qual protocolo estava sendo aplicado. Uma das principais medidas é evitar o contato direto com o doente, já que o Ebola é transmitido pelo sangue ou suor, caso o paciente apresente sintomas.

Nigéria experimenta novo tratamento

A Espanha prefere não utilizar o tratamento experimental proposto por cientistas americanos, que está sendo aplicado pela Nigéria com bons resultados. O secretário da Saúde da região de Madri disse que o soro não será usado "sem provas científicas." Os médicos nigerianos suspenderam hoje uma greve iniciada há um mês para atender novos casos.

A Libéria decretou estado de emergência por 90 dias na madrugada desta quarta-feira. A presidente Ellen Johnson Sirleaf estima que o avanço da doença "exige medidas extraordinárias." A epidemia de Ebola, a mais grave desde o surgimento do vírus, já deixou mais de 930 mortos, a maior parte na Libéria, Guiné e Serra Leoa, além de dois na Nigéria.

Diante da gravidade da situação, o comitê da OMS (Organização Mundial da Saúde) que avalia as normas sanitárias internacionais está reunido desde quarta-feira para determinar se a epidemia constitui uma ‘’emergência de saúde pública de alcance mundial.’’
RFI 07 de Agosto de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público