sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Parlamento guineense reúne em Sessão Extraordinária  para eleger órgãos internos

A Assembleia Nacional Popular (ANP) abriu o ano legislativo com uma Sessão Extraordinária onde, entre outros, compôs a sua Comissão Permanente, apresentou os novos líderes das bancadas parlamentares e elegeu uma nova direcção do Conselho de Administração.

Na ocasião, o Presidente da casa parlamentar guineense justificou a razão do inicio dos trabalhos da ANP em Sessão Extraordinária, pela “necessidade de funcionamento efectivo da instituição.


Cipriano Cassamá aproveitou para lembrar aos deputados a “principal tarefa de lutar para a estabilidade política e social, onde reine um clima de entendimento e de bom senso” entre os guineenses.

Sobre a polémica questão de amnistia aos militares responsáveis pelo golpe de Estado de 12 de Abril de 2012, o Presidente da Assembleia Nacional Popular pediu “ponderação e meditação” aos deputados, com vista a estabilização do país.

Durante os trabalhos desta Sessão, o número um da ANP apresentou a composição da Comissão Permanente, órgão deliberativo no intervalo das sessões, e integrada pelo Presidente do hemiciclo, os 1º e 2º vice-presidentes, pelo PAIGC, partido maioritário, com sete deputados, e o Partido da renovação Social (cinco deputados), totalizando assim, 15 membros.

No partido vencedor do último escrutínio, o antigo secretario de estado da Informação na década noventa, Califa Seidi substitui Rui Diã de Sousa, na liderança da bancada.
No lado do PRS, o antigo Ministro dos Recursos Naturais Certório Biote, substitui, Serifo Djaló,actual 1º Secretario da ANP.

Em relação ao Conselho de Administração, órgão responsável pelas finanças deste órgão da soberania, foi eleita uma equipa de nove membros presidida pelo deputado do PAIGC, Amizade Fará Mendes.

E no que tange as Comissões Especializadas Permanentes, a grande novidade é a criação da Comissão Especializada da Ética Parlamentar, órgão responsável pela moralização das instituições do país.

A Primeira Sessão Ordinária da Assembleia Nacional Popular terá lugar em Novembro deste ano para nomeadamente, discutir e eventualmente aprovar o Orçamento Geral de Estado do ano económico de 2015. 
AGN 01 de Agosto de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público