terça-feira, 11 de novembro de 2014

Guiné-Bissau debate Novo Código de Estradas

O Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, anunciou hoje que o novo código de estrada representa uma política de segurança rodoviária e regulamentos jurídicos aplicáveis ao trânsito nas vias públicas, com a respectiva adequação e harmonização às melhores práticas internacionais.

João Bernardo Vieira que falava na sessão de abertura do ateliê para validação do Novo Código de Estrada sublinhou  que nos últimos anos o país tem registado elevado número de mortes e feridos graves  por acidentes de viação devido a inadequação do presente Código de Estradas, daí  a necessidade de introdução deste novo código.
Segundo o Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, o novo código inclui normas relativas à regularização, fiscalização e habilitação para a realização de certas funções no sistema de Transportes Terrestres.
 “ A implementação do novo código será acompanhada de medidas de organização, tais como  a atribuição de maior autonomia e poder à entidade reguladora dos transportes terrestres, a definição clara do papel de cada entidade que intervém no sector, no âmbito de políticas, regularizações e fiscalização das actividades” precisou.
Acrescentou que o código vai ainda melhorar a qualidade e credibilidade dos títulos emitidos, tais como carta de condução, livrete, licença de instruçäo, escolas de condução, inspectores e centros de inspecção de veículos automóveis, e capacitação das escolas de condução.
Para o Director-geral da Viação e Transportes Terrestres, Bubacar Paralta, o novo código vai permitir uma circulação mais rápida, eficaz e mais segura, podendo os serviços chegar aos locais mais longínquas em boas condições em tempo útil e em segurança.

 Paralta sublinhou que as inovações do novo código visam  satisfazer as novas viaturas,  alguns com mudanças manuais e outros com arranjos de novas tecnologias.
Explicou que após a aprovação deste novo documento pelo Governo, será levado a cabo uma campanha de sensibilização, à todos os níveis, antes da sua aprovação pela Assembleia Nacional Popular.

Ao nível da sociedade, segundo Paralta,  vai permitir uma melhoria no controlo dos profissionais cujas cartas vão passar a ser acompanhadas de  outro documento suplementar para o exercício diário da profissão de condutor.
ANG, 11 de Nov. 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público