quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Plataforma informática melhora gestão de dados na Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau passa a dispor de uma ferramenta informática para melhorar a gestão dos dados relacionados com o desenvolvimento humano do país, anunciou o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF).

Intitulada Guiné-BissauINFO, a plataforma de gestão de dados para monitorizar o desenvolvimento humano na Guiné-Bissau foi lançada esta terça feira (18 de Nov.) pelo Ministério da Economia e Finanças com o apoio do UNICEF.


A aplicação é uma adaptação de uma ferramenta desenvolvida pelo UNICEF e permite organizar, armazenar e apresentar dados de maneira uniforme "para facilitar a partilha de informação sobre o país, através de dados de instituições governamentais, agências das Nações Unidas e parceiros de desenvolvimento", anunciou hoje o organismo.

Ao mesmo tempo que trata a informação, o sistema produz tabelas, gráficos e mapas, que podem ser usados em relatórios, apresentações e em trabalhos de defesa de teses.

As áreas temáticas abrangidas incluem a economia, demografia, ambiente, saúde, educação, agricultura e pescas.

A plataforma DevInfo foi aprovada pelo grupo das Agências de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDG) para apoiar o acompanhamento e realização dos objetivos do Milénio (ODM).

Gerida pelo UNICEF em nome de 20 agências, a aplicação está acessível a partir da Internet a qualquer cidadão e suporta indicadores que podem ser selecionados pelo utilizador, sendo compatível com os padrões internacionais de estatísticas.

A Guiné-Bissau, à semelhança de outros países, assumiu numa cimeira promovida pelas Nações Unidas, em setembro de 2000, o compromisso de adotar medidas para realização dos Objetivos do Milénio para o Desenvolvimento (OMD) e monitorização de medidas.

A plataforma DevInfo começou a ser adaptada à Guiné-Bissau em 2013 com o apoio do UNICEF e assume a partir de agora a designação Guiné-BissauINFO.
RTP Notícias, 18 de Nov. 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público