quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Representante Especial da ONU para a Guiné-Bissau visita os EUA

O Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para a Guiné-Bissau, Miguel Trovoada, parte esta quarta-feira, 12 de Novembro, para Nova Iorque, EUA, onde vai participar nas reuniões de alto nível sobre a Guiné-Bissau.
A 18 de Novembro Miguel Trovoada participará em reuniões separadas do Conselho de Segurança das Nações Unidas e do Grupo de Contacto Internacional sobre a Guiné-Bissau (GIC-GB), para debater a situação do país. 


O GIC-GB foi criado em 2006 à margem da 61.ª sessão da Assembleia Geral, por iniciativa conjunta da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e de Portugal. 

O GIC-GB serve como plataforma para coordenar e harmonizar as intervenções dos parceiros da Guiné-Bissau, com o duplo objectivo de alcançar a estabilidade política e a recuperação económica. Até à data, realizou nove reuniões, sendo que a última ocorreu a 7 de Junho de 2012, em Abidjan (Costa do Marfim). 

Os membros do GIC-GB são Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, França, Gâmbia, Gana, Guiné, Níger, Nigéria, Portugal, Senegal, bem como a Organização das Nações Unidas (ONU), União Africana (UA), União Europeia (UE), CPLP, CEDEAO, União Económica e Monetária Oeste Africano (UEMOA), Banco Mundial (BM) e Fundo Monetário Internacional (FMI). 

O GIC-GB é actualmente co-Presidida pela CPLP e CEDEAO, representadas respectivamente por Timor-Leste e Gana.
PNN. 12 de Nov. de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público