terça-feira, 20 de janeiro de 2015

20 de Janeiro, mais um aniversario de assassinato de Amílcar Cabral

Celebrou-se hoje 20 de Janeiro, dia dos heróis nacionais. A data é recordada isto após há 42 anos de bárbaro assassinato de Amílcar Cabral, líder do PAIGC e fundador de nacionalidade guineense e cabo-verdiana em conacry.

A cerimónia é marcada no país pelo chefe de executivo guineense com deposição de coroas de flores na campa de Amílcar Cabral, no mausoléu de Amura e na sua estátua junto a rotunda de aeroporto, dista a cerca de 07 km a centro de cidade de Bissau. 
Domingos Simões Pereira, reafirma a sua inspiração em continuar a provar que os guineenses são capazes de construir a sociedade que Cabral sonhou e manifesta-se otimista no espírito de unidade e concentração na luta naquilo que uni os filhos deste país. 
Carlos Correia. Combatente da liberdade da pátria e um dos veterano que esteve lado ao lado com Amílcar Cabral, disse que a data de hoje, é um dia de saudades e de reflexão no esforço na determinação contra os obstáculos para garantir o bem-estar dos guineenses. 
Ainda no quadro das comemorações das datas históricas do mês de Janeiro, a Secretaria de Estado dos Desportos e o Estado Maior General das Forças Armadas promoveram separadamente, palestras subordinadas aos temas “a vida e obra de Amílcar Cabral, papel do PAIGC no programa mínimo e máximo Amílcar Cabral homem de todos os tempos no mundo”.
Durante o acto e pala primeira vez as campas de João Bernardo Vieira (Nino), Malam Bacai Sanhá (MAMBAS) e General Tagme Nawai foram visitadas e depositadas coroas de flores em homenagem pelos trabalhos realizados a bem da nação. 
De recordar que Amílcar Cabral também conhecido por Abel Djassi, foi assassinado no dia 20 de Janeiro de 1973, pelos seus camaradas de luta na sua residência em Conacry. 
Lai Baldé/Rispito.com, 20 de Janeiro de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público