sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

dia dos Combatentes da Liberdade da Pátria

Comemora-se hoje 23 de Janeiro de 1963, dia dos Combatentes da Liberdade da Pátria.
O palco central das celebrações da efeméride aconteceu hoje, sexta-feira, no aquartelamento militar colonial na própria vila de Titi, onde o valente combatente Arafam Mané (Djamba) em colaboração com alguns combatentes guineenses desapontados e inconformados com as atrocidades, disparou o primeiro tiro declarando a guerra contra o bárbaro regime de António Espínola, para obter a liberdade e a paz efetiva para os seus filhos que foram massacrados injustamente no seu próprio país.

A cerimónia em Titi mobilizou altos dirigentes do PAIGC, alguns membros do corpo diplomático e formações políticas do país. 
O seu discursou o chefe do executivo guineense pediu a unidade, coesão e entendimento entre os actores políticos por forma a credibilizar o país nos olhos da comunidade internacional.
Domingos Simões Pereira, disse que chegou o momento de guardar os problemas que dividem os guineenses porque segundo disse, é hora de unir na preparativos da mesa redonda para convencer os parceiros de desenvolvimento para viabilizar o país que tanto almejam os guineenses.                                                                                                  
Nesta dinâmica, o Primeiro-ministro indicou que não “ Não podemos ter dúvidas que
existe só um Presidente da República ele é o primeiro magistrado da nação e o governo para governar. Assim é que tem que ser.” Disse Simões Pereira. O governante instrui o ministro das Finanças e da Agricultura para criarem programas de micro- finanças para apoiar a população camponesa com vista a fazer crescer a campanha agrícola. Anunciando o dia 30 de Janeiro  na praça Titina Silá, abertura de primeira praça de internet livre/grátis a camada juvenil comunicar-se e partilhar com o mundo as novas tecnologias de comunicação.
O acto que marcou o início da luta de libertação nacional no Sul de país, decorreu na presença de Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas e chefias militares de ramos bem como de antiga professora nas matas de Guiné, Lilica Dual, de nacionalidade cabo-verdiana. 
Lai Baldé/Rispito.com, 23 de Janeiro de 2015

1 comentário:

  1. je vous renouvelles mes plus grandes honneurs pour toute les les forces armées de la guinée Bissau
    pour leurs grand travail pour indépendance de la guinee bissau et toute les militaires mort pendant la guerre de libertation national vive le Paigc

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público