segunda-feira, 23 de março de 2015

Juízes de CEDEAO propõem avançar com o processo de criação de uma Convenção dos Direitos Humanos

Os técnicos do Tribunal de Justiça da Comuniade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), recomendaram a criação de uma Convenção sobre os Direitos Humanos nos países membros da organização.
A decisão consta nas recomendações saídas de um Atelier que decorreu de 18 a 20 do corrente mes em Bissau, organizado pelo Tribunal de Justiça da CEDEAO subordinado ao tema “Os Direitos Humanos, Valor Fundamental da CEDEAO”. 


Devido a ausência de uma convenção que define os direitos dos cidadãos, os participantes comprometeram-se em assumir o compromisso de avançar com o processo de criação de uma Convenção dos Direitos Humanos.

Ao presidir a cerimonia do encerramento do curso, o Presidente da Republica José Mário Vaz disse que não há dúvidas de que, os três dias dos trabalhos do Tribunal Comunitário honrou os habitantes da sub-região, fazendo deste órgão judicial um farol de propagação das luzes da justiça na comunidade.

O chefe de Estado afirmou que o grande desafio dos Estados membros consiste em erguer no espaço da CEDEAO comunidades e sociedades ancoradas no respeito intransigente dos Direitos Humanos enquanto prática fundamental.

O primeiro magistrado da nação guineense enalteceu a importância de sempre dar continuidade aos trabalhos da promoção do valor de todos, mulheres e homens, bem como dos mecanismos criados para as proteger. 

José Mário Vaz formulou votos para que o evento instituída e não estar a ser repetida de dois em dois anos. "Este ciclo de conferências simboliza, acima de tudo, o renovar da ambição que esteve na criação das comunidades de Estados e de Povos", salientou.

A Presidente do Supremo Tribunal de Justiça da CEDEAO, Maria do Céu Silva Monteiro, referiu que a questão da proteção dos Direitos Humanos foi amplamente debatida durante o encontro.
ANG, 23 de Março de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público