terça-feira, 19 de maio de 2015

Operações do Banco Mundial faz avaliação pós-Mesa Redonda 

O governo guineense reuniu-se hoje com a Direção das Operações do Banco Mundial, com sede em Dakar, com propósito de se efetuar uma avaliação pós-Mesa Redonda rever e debater a carteira de projetos e sua viabilidade económico-financeira sectoriais e regionais face ao desenvolvimento.

De acordo com o comunicado do Ganinete de Comunicação do Primeiro-ministro a que Rispito.com teve acesso hoje, dia 18 de maio, a sessão foi aberta pelo Primeiro-Ministro Domingos Simões Pereira que teceu considerações sobre o enquadramento do evento, dizendo que “é uma oportunidade muito positiva”, pois, “o Banco Mundial é um parceiro muito importante” da Guiné-Bissau.
 A  Vera Songwe, Diretora das Operações (do Senegal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Mauritânia e Gâmbia) referiu-se aos trabalhos que o Banco Mundial – BM, vem desenvolvendo para apoiar a implementação do PEO.
Sobre os 10 projetos de portefólios financiados pelo BM, falou o Ministro da Economia e Finanças,  Geraldo Martins, abordando o projeto PPD, o sector privado e o agro negócios;  o Ministro da Energia e Indústria, Florentino Mendes Pereira, a questão dos grupos geradores estragados e a problemática do gasóleo face ao fuel; o Ministro dos Recursos Naturais, Daniel Gomes da necessidade da ampliação da rede de água e a mineração extrativa; e o Secretário de Estado do Ambiente, Barros Bacar Banjai, questões ligadas ao projeto da biodiversidade. Igualmente, vários membros do Governo, durante o debate usaram da palavra para subsidiar os projetos em causa.
 O encontro erviu para analisar os portefólios, que na opinião do Chefe do Governo periodicamente devem ser revistos “assumindo e corrigindo as falhas com objectivo” deste modo “estarão em condições para acelerar a implementação dos projetos”, afirmou o PM.
 Ao resumir os debates o Primeiro-Ministro disse que têm que ser capazes de ultrapassar as dificuldades e corresponder aos objetivos preconizados da Visão problemática “Terra Ranka”. Falando dos mecanismos de Seguimento referiu-se que a estrutura proposta do Comité de Pilotagem será o Conselho de Ministros, porque todos os Ministérios têm que sentir envolvidos no PEO; que o Grupo Consultivo para além dos parceiros internacionais, a fim de garantir a harmonia, deve agrupar representantes da Presidência da República, da Comissão Especializada da ANP e a sociedade civil; que o Comité Operacional, deve ser assumido pelo Ministério da Economia, sendo uma célula dentro da Secretaria de Estado do Plano e Integração regional, no Comité Científico devem estar reunidas todas as estruturas de estudo e investigação, que trabalharão sob a orientação do INEP e que o Comité Regionais devem coincidir com os Gabinetes Regionais. Rematando, dizendo  que cada ministério ao apresentar a sua proposta de reforma deve ser coerente com os objectivos do Programa do Governo.

À saída Vera Songwe interrogado pela imprensa sobre o encontro respondeu “...Nós falamos muito como podemos revitalizar o sector da agricultura... Com a agricultura nós podemos criar 200 mil empregos. Também falamos da educação... que nos permite relançar todo o sistema da educação... Do sector da energia ...” pois, o governo quer garantir a iluminação... “Hoje, há um pouco mais de eletricidade em Bissau. Este é trabalho de engajamento do governo após Mesa Redonda... que começa a meter as coisas, que o povo veja que as coisas estão a avançar... de uma Guiné-Bissau reunida, com  contrato social entre o governo e o povo. Penso que o documento do governo “Terra  Ranka” é verdadeiramente “Terra Ranka”. É um novo método de trabalhar, de abertura de discutir com os parceiros os problemas do nosso ponto de vista, como ponto de vista do governo.”

Para Geraldo Martins ministro da Economia e Finanças disse que  “este é um exercício que chamam de  revisão do portefólio. O Governo juntamente com o BM, passou em revista os diferentes projetos e programas financiados por esta organização e o seu objetivos. Procuramos quais são os problemas e tentamos em conjunto encontrar as melhores soluções para resolver esses problemas... De maneira em geral, o  portefólio está a portar-se bem. Estão sendo classificados como projetos satisfatórios. Dos 10 projetos 8 são satisfatórios e 2 são modernamente satisfatórios... Este é um exercício de previsão e antecipação. Neste preciso momento, estão a trabalhar num pacote, para ajudar aqueles projetos que podem vir a ter problemas.” Mais adiante, diria “o BM renovou a sua iniciativa de apoiar a Guiné-Bissau. O compromisso mantêm-se... Como sabem o BM anunciou 250 mil milhões de dólares na Mesa Redonda em Bruxelas e o que estamos a fazer neste momento, não só em relação ao BM, mas em relação a todos outros parceiros é identificarmos quais são os projetos e quais são os programas em concreto que serão financiados.”
Para além, dos membros do governo, também participaram os conselheiros e assessores do Gabinete do Primeiro-Ministro IBAP, INEP e outros parceiros de desenvolvimento.
Lai Baldé/Rispito.com, 19 de Maio de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público