Tribunal de Contas entrega pareceres da conta geral de Estado à ANP
O presidente do Tribunal de contas da Guiné-Bissau entregou nesta sexta feira na ANP os pareceres da conta geral de Estado referente ao exercício económico 2009 e 2010 à Assembleia Nacional Popular (ANP), Vasco Biaguê, disse que há uma situação completamente errática em matéria de gestão da divida pública que não é centralizada no departamento concreto do Ministério das Finanças e isto, segundo Biaguê, é grave.
E realçou que a instituição que preside constatou que ninguém controla no país o limite de endividamento público.
“Temos mais de cem recomendações feitas à ANP e ao Governo. Se essas recomendações forem implementadas não restam dúvidas que o Tribunal de Contas está a prestar contributo significativo para a melhoria da gestão das finanças públicas” defendeu.
O Tribunal de Contas recomenda à ANP que exija ao Governo a centralização e o controle do endividamento e que aprove cada empréstimo que o Governo efectuar no futuro disse ainda o presidente do Tribunal de Contas.
“O Presidente da ANP assumiu um compromisso. Mostrou total disponibilidade em colaborar com Tribunal. Mas também, disponibilidade em convocar o Governo no momento certo para a discussão das recomendações do tribunal e encontrar as melhores formas para a sua concretização” revelou.
Os pareceres entregues estão divididos em dois títulos: primeiro sobre os aspectos gerais e um segundo sobre um relatório. Nos aspectos gerais, segundo Vasco Biaguê, referiram de forma genérica não só a instituição, ou seja, a sua consagração constitucional e legal, assim como atribuição em matéria de emissão de pareceres sobre as contas gerais do estado.
No segundo título, o mais importante, diz o presidente do Tribunal, têm 9 capítulos que se debruçam sobre aspectos concretos de cada Orçamento Geral de Estado e que têm a ver com o processo orçamental, divida pública, receitas, despesas, tesouraria de Estado, património de Estado e segurança social.
“Todos esses aspectos são fundamentais para se compreender toda a dinâmica de execução orçamental no nosso país” explicou, e anunciou que, neste momento, existe uma comissão que está a trabalhar para a apresentação da conta geral de Estado referente ao exercício económico 2014 por isso, garante que “Tribunal de Contas estará à espera de receber mais contas para poder emitir o competente parecer e assim cumprir as suas obrigações consultivas perante a ANP” concluiu Vasco Biaguê, Presidente de Tribunal de Contas.
Rispito.com/PNN, 25/09/2015
Sem comentários:
Enviar um comentário
ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público