quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Portugal entregou dois botes à Guiné-Bissau para reforço da vigilância marítima 

Image result for botes no mar da guine bissauPortugal entregou dois botes à Marinha da Guiné-Bissau para reforço da vigilância nas mais de 80 ilhas e ilhéus do Oceano Atlântico que fazem parte do país.
Portugal oferece dois botes a motor para vigilância das ilhas da Guiné-Bissau
"Vão ser uma ferramenta importante para reforçar as ações de vigilância", referiu a ministra da Defesa da Guiné-Bissau, Adiatu Nandigna, durante a cerimónia de entrega das duas embarcações (botes com motor fora de bordo) e acessórios.
A fragilidade das autoridades guineenses e a instabilidade crónica do país têm feito do arquipélago dos Bijagós, a escassos quilómetros do território continental, uma zona vulnerável ao crime organizado transnacional, de acordo com diversos relatórios de organizações internacionais - como a agência das Nações Unidas para o combate à droga e crime organizado (UNODC, sigla inglesa).
Tráfico de droga e pesca ilegal são dois dos exemplos mais citados ao longo da última década de atividades ilícitas.
A ministra da Defesa espera poder colocar os botes em ação rapidamente e classificou ainda a ação como "um sinal importante" da aposta da Portugal na capacitação dos militares guineenses.
A par da cerimónia de hoje, presidida pelo embaixador de Portugal em Bissau, António Leão Rocha, o plano da Cooperação Técnico-Militar entre os dois estados inclui ações de treino prestadas por elementos das Forças Armadas Portuguesas.
O acordo entre Portugal e a Guiné-Bissau para retoma da cooperação técnico-militar (interrompida com o golpe de Estado de abril de 2012) foi assinado a 17 de março em Bissau durante uma visita do ministro da Defesa português a Bissau.
Lusa, 18/11/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público