segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Chefes de missão da ONU preocupados com falta de "estabilidade duradoura" na Guiné-Bissau

Image result for praça de bissauOs chefes de missão das Nações Unidas na África Ocidental estão preocupados com a falta de garantias de uma "estabilidade duradoura" na Guiné-Bissau, anunciaram em comunicado.
Os dirigentes "manifestaram preocupação com a ausência de um clima de estabilidade duradoura na Guiné-Bissau, apesar das elevadas expectativas que se seguiram à restauração da ordem constitucional" com as eleições de 2014.

O comunicado surge na sequência de uma reunião dos responsáveis pela presença da ONU na sub-região, encontro realizado na sexta-feira, em Abidjan, Costa do Marfim.

Os chefes de missão exortaram os atores políticos e institucionais da Guiné-Bissau a estabelecerem vias de diálogo, "a fim de criar um ambiente propício para a execução do programa de desenvolvimento do país".

O Governo eleito em 2014 angariou mil milhões de intenções de apoio numa mesa redonda de doadores realizada em Março, em Bruxelas, mas em Agosto o Presidente da República demitiu o Executivo e a crise política travou a expetativa internacional.

Uma nova equipa governamental foi empossada em Outubro para dar continuidade à estratégia de desenvolvimento.

O programa de Governo e o Orçamento Geral do Estado para 2016 vão ser votados na Assembleia Nacional Popular nas próximas semanas.

A reunião de chefes de missão da ONU realiza-se duas vezes por ano para rever o progresso na implementação dos respetivos mandatos na região, reforçar a coordenação e enfrentar os desafios comuns em matéria de eleições, segurança, crime organizado e extremismo violento.
Rispito.com/Lusa, 14/12/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público