sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

 Declarações intempestivas

Caro irmão e amigo Florentino Mendes Pereira,
As suas recorrentes declarações intempestivas e contraditórias deixa os Guineenses cépticos. Até parece que estamos na Comédia dell 'Arte Italiana onde incarna um actor muito chato, de má fé, pouco dotado e incapaz de se manter, nem de recitar inteligentemente o seu papel mais simples. Será da incompetência ou de má fé? “A política é a Arte de tornar possível o que é Indispensável para o Povo”, Jacques Chirac. 
Como pode ter coragem de acusar o Primeiro-ministro de Cabo Verde, Sua Excelência Sr. José Maria Neves "de se interferir nos assuntos interno dos Guineenses", quando o Sr. interfere de forma deliberada e diariamente nos assuntos internos do PAIGC? O PRS tem uma triste estratégia, dos derrotados: DIVIDIR, PARA MELHOR REINAR! 
Como é que o PRS pode ter coragem de tentar destruir o PAIGC que podia governar sozinho, mas lhes integrou Democraticamente no seu Governo pelo interesse Supremo da Nação? Isto não é uma prova da Democracia da parte do PAIGC? Como pode ter coragem de declarar a sua excelência Sr. José Maria Neves: “nós somos parceiros, nós somos amigos, mais o Sr. deve respeitar a Guiné-Bissau como um Estado Soberano?”
Na minha qualidade de Membro do PAIGC, respeitoso dos nossos Estatutos e simples Cidadão, devolvo-lhe o seu próprio discurso contraditório: "nós somos amigos, mas o Sr. deve respeitar o PAIGC como um Partido juridicamente Soberano com os seus Estatutos e o seu Regulamento Jurídico". Quando o Sr. se passa por Advogado dos 15 militantes do PAIGC sancionados pelas instâncias soberanas do partido, o Sr. interfere de facto nos assuntos da política interna, inerentes ao PAIGC. O espectáculo dramático e pitoresco que fez o PRS mais os 15 ex-deputados e ex-militantes não é digno de uma Democracia. O PRS é uma vergonha Nacional e Internacional do nosso país e do Povo Guineense! O Povo vos sancionará no momento exacto, porque vocês não têm nenhum destino de Governação Inclusivo no nosso país! 
O PRS está mal posicionado para dar lições da Democracia e ainda menos de Integridade ao PAIGC! Já não fazem rir nenhum guineense, porque vocês carregam nos vossos ombros a vergonha do Povo e da Nação. 
Será normal consultar os Juristas Constitucionalistas português sobre a Política Interna do nosso país quando temos Constitucionalistas Guineenses de renome Internacional. “Um médico pode ser competente se receber um paciente que não exprime claramente os sintomas da sua doença, o médico não poderá estabelecer um diagnóstico exaustivo e nem poderá fornecer nenhuma terapia convincente para curar o doente”. É exactamente a mesma situação que aconteceu com os nossos dois queridos Constitucionalistas Português, Vital Moreira e Jorge Miranda. Se a Presidência não lhes apresentou um diagnóstico abrangente dos Problemas da Crise, em nenhuma circunstância poderão trazer uma preconização eficaz adaptadas para a Saída da Crise. Na Guiné-Bissau, temos as nossas particularidades Jurídicas muito Específicas: a Independência e a Soberania das nossas Instituições, Estatutos Jurídicos e próprios Regulamentos Internos de cada Partido Político, num Regime Constitucional específico que nomeia Primeiro-ministro, o presidente do partido vencedor das eleições... Os Deputados da ANP gozam de um Estatuto especial porque são todos nomeados pelos seus respectivos partidos políticos na proporção da sua representação legislativa. Qualquer Deputado tem contas à prestar ao seu partido em termos dos seus engajamentos e deve cumprir com os Regulamentos e Estatutos Jurídicos do seu Partido. No entanto, não pode haver Deputados Independentes na Assembleia Nacional Popular...
Ao tentar querer manipular o povo através de golpes Institucionais, acabarão por cair nas vossas próprias armadilhas. A única solução para a saída desta Crise, é aplicar a Lei, todas as Leis e nada mais que as Leis das nossas Instituições:
Entregar definitivamente o poder ao PAIGC, o único vencedor das últimas Eleições Legislativas;
Dissolver a Assembleia Nacional Popular e proceder a Novas Eleições Legislativas;
Induzir Eleições Gerais antecipadas com a certeza de que DSP voltará pela grande porta para o cargo do 1º Ministro ou Presidente da República!
As consultas organizadas pelo Presidente da República são bem-vindas, mas infelizmente tarde. O povo duvida das suas boas intenções, pois sabemos que "o inferno está cheio de boas intenções." Enquanto o Primeiro Magistrado da Nação, garante da Soberania e das Instituições Nacionais, o Presidente deveria ter intervindo há muito tempo para raciocinar os 15 ex-militantes do PAIGC que estão a tentar enfraquecer o PAIGC e desacreditar o seu presidente DSP, dividir a ANP e violar a nossa Constituição.
"Respeitar a Guiné-Bissau como um Estado Soberano" é, acima de tudo, respeitar as Leis da nossa República, respeitar a Soberania das Instituições do nosso país e nunca ser cúmplice com aqueles que violam de forma voluntária e “conscientemente” os Valores Democráticos.
Viva a República! Viva a Democracia!

Do Seu irmão e Amigo,
  Caetano Ferreira
OBS: Todas as opiniões aqui editadas são da inteira responsabilidade do seu titular (autor

8 comentários:

  1. irmão caetano

    vai-te catar...e explica quem matou Cabral e Titina,...,Nino,Helder proença,...,tudo gente boa do partido stalinista guineense



    ResponderEliminar
  2. Sr Caetano,vocês lá no PAIGC devem primeiramente respeitar a lei magna da República (A Constituição) e depois o vosso estatuto.
    Porquê é que o povo tem que continuar a suportar as querelas interno do vosso Partido?
    PAIGC não é Guiné Bissau. Portanto, Eu como Guineense gostaria que o PAIGC respeitassem primeiro as leis do País por encima de estatuto partidário.

    ResponderEliminar
  3. Pelo menos me identifiquei! 1º Insultar é para os fracos; 2º Não se deve insultar ninguém pela sua opinião; 3º Gostaria que me explicasse sobre a Violação da Constituição da República e dos seus Estatutos cometida pelo PAIGC? Portanto, estou inteiramente de acordo consigo, que o Povo não pode continuar reféns das querelas dos nossos políticos, infelizmente está a ser. Tudo foi "organizado", "planeado", "orquestrado" por alguem para tirar o mandato ao Partido e o Programa escolhido pelo Povo. Meu caro irmão não me sinto ofendido com as suas palavras. se a nossa Guiné estivesse bem tenho plena certeza de que não me expressaria dessa maneira. Viva a Guiné! Viva a República! Um abraço Patriótico

    ResponderEliminar
  4. “No passado, bateram palmas aos fuzilamentos acordados por um tribunal militar; hoje batem palmas à expulsão de camaradas decidida por acórdão de um tribunal partidário; ontem, ficaram todos caladinhos perante assassinatos de camaradas em nome (sempre) de uma estabilidade perversa. A nossa memória é mesmo muito curta” – Fernando Delfim da Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O senhor não tem moral para opinar aqui, porque tu foste um espião da ditadura e um falso intelectua"Intelectual sem diploma".

      Eliminar
  5. ainda bem que o PAIGC de hoje não utiliza armas para assassinar os inimigos da republica o PAIGC esta se a mudar, reestruturar, modernizar e a democratizar na aplicação da lei,todas as leis, nada mais que as leis das nossas instituições

    ResponderEliminar
  6. Levantam-se fortes suspeitas de que tenha sido o próprio PAIGC a matar Titina Silá. O assassinato de Amílcar Cabral não teria assim sido um caso pontual e isolado, executado por dois ou três traidores que foram apenas úteis bodes expiatórios, mas antes uma verdadeira purga decidida ao mais alto nível, destinada a varrer o espírito crítico e a implantar a supremacia de uma pseudo-elite de medíocres, que estabeleceram uma cultura de subversão política. O povo guineense não é obrigado a pagar pelo pecado original do PAIGC, ao matar os seus melhores filhos e filhas. Está na altura de o povo guineense abrir os olhos, redignificar a sua própria memória e pedir contas aos responsáveis pelas mortes dos seus heróis e das suas heroínas: o próprio PAIGC.

    O sangue de Titina clama pela verdade histórica.

    ResponderEliminar
  7. PARTIDO A
    Adja (Hadja) Satú Camará Pinto (círculo 03, Buba/Empada, Região de Quinará)
    Adulai Baldé (círculo 12, Bafatá/Galomaro, Região de Bafatá)
    Amido Keita (círculo 02, Bedanda/Cacine/Quebo, Região de Quinará)
    Amizade Farã Mendes (círculo 20, Caió/Canchungo, Região de Cacheu)
    Anha Baldé (círculo 14, Contuboel/Ganadú, Região de Bafatá)
    António Inácio G. Correia (círculo 26, Bissau, Centro Autónomo de Bissau)
    Augusto Olivais (círculo 17, Pirada, Região de Gabú)
    Babuna Djabi (círculo 25, Bissau, Centro Autónomo de Bissau)
    Bacai Sanhá Jr. (círculo 07, Mansabá, Região de Oio)
    Baciro Djá (círculo 27, Bissau, Centro Autónomo de Bissau)
    Botche Candé (círculo 14, Contuboel/Ganadú, Região de Bafatá)
    Braima Camará (círculo 24, Bissau, Centro Autónomo de Bissau)
    Braima Djaló (círculo 06, Farim, Região de Oio)
    Califa Seidi (círculo 29, Bissau, Centro Autónomo de Bissau)
    Camilo Simões Pereira (círculo 25, Bissau, Centro Autónomo de Bissau)
    Carlos Nhaté (círculo 19, Bigene/Bula, Região de Cacheu)
    Cipriano Cassamá (círculo 10, Safim/Prábis, Região de Biombo – Presidente da ANP)
    Constantino Camala (círculo 28, Bissau, Centro Autónomo de Bissau)
    Dan Iala N’Canha Baranção (círculo 01, Catió, Região de Tombali)
    Daniel Gomes (círculo 11, Bolama/Bijagós, Região de Bolama-Bijagós)
    Daniel Gomes (círculo 21, Cacheu/São Domingos, Região de Cacheu)
    Domingos Simões Pereira (círculo 28, Bissau, Centro Autónomo de Bissau – Primeiro-Ministro)
    Eduardo Mamadú Baldé (círculo 16, Sector de Gabú, Região de Gabú)
    Fofana Queita (círculo 12, Bafatá/Galomaro, Região de Bafatá)
    Gabriel Lopes Só (círculo 18, Sonaco, Região de Gabú)
    Hélder Henrique de Barros (círculo 21, Cacheu/São Domingos, Região de Cacheu)
    Higino Cardoso (círculo 02, Bedanda/Cacine/Quebo, Região de Quinará)
    Humberto Augusto Có (círculo 09, Quinhamel, Região de Biombo)
    Idelfrides Fernandes (círculo 24, Bissau, Centro Autónomo de Bissau)
    Infamará Só (círculo 12, Bafatá/Galomaro, Região de Bafatá)
    Isabel M. Cassimo Gomes (círculo 24, Bissau, Centro Autónomo de Bissau)
    Isabel Mendes Buscardini (círculo 08, Mansoa/Nhacra, Região de Oio)
    José António Cruz de Almeida (círculo 06, Farim, Região de Oio)
    José Djô (círculo 10, Safim/Prábis, Região de Biombo)
    Lassana Seidi (círculo 07, Mansabá, Região de Oio)
    Mai Cissé (círculo 28, Bissau, Centro Autónomo de Bissau)
    Malam Fati (círculo 29, Bissau, Centro Autónomo de Bissau)
    Mamadú (Corca) Djaló (círculo 21, Cacheu/São Domingos, Região de Cacheu)
    Marcelino Pedro Delgado (círculo 11, Bolama/Bijagós, Região de Bolama-Bijagós)
    Maria Aurora Abissa Sanó Sanhá (círculo 27, Bissau, Centro Autónomo de Bissau)
    Maria Paula C. Pereira (círculo 26, Bissau, Centro Autónomo de Bissau)
    Mário Dias Sami (círculo 27, Bissau, Centro Autónomo de Bissau)
    Mário Saieg (círculo 20, Caió/Canchungo, Região de Cacheu)
    Matilde Indequi (círculo 13, Bambadinca/Xitole, Região de Bafatá)
    Rui Diã de Sousa (círculo 19, Bigene/Bula, Região de Cacheu)
    Sali Cassamá (círculo 03, Buba/Empada, Região de Quinará)
    Salimatu Cassamá (círculo 26, Bissau, Centro Autónomo de Bissau)
    Soares Sambú (círculo 12, Bafatá/Galomaro, Região de Bafatá)
    Tcherno Sanhá (círculo 13, Bambadinca/Xitole, Região de Bafatá)
    Teresa Sanca Ndoi (círculo 20, Caió/Canchungo, Região de Cacheu)
    Tumane Mané (círculo 04, Fulacunda/Tite, Região de Quinará)
    Victor Oliveira Mendes (círculo 16, Sector de Gabú, Região de Gabú)
    Wasna Papai Danfa (círculo 05, Bissorã, Região de Oio)
    Círculo da África
    Círculo da Europa




    PARTIDO DA NOVA DEMOCRACIA (PND)

    Abubacri Demba Baldé (círculo 15, Boé/Picthe, Região de Gabú)


    UNIÃO PARA MUDANÇA (UM)

    João Maria Baticã Ferreira(círculo 20, Caió/Canchungo, Região de Cacheu)


    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público