quarta-feira, 23 de março de 2016

NAÇÕES UNIDAS  

O SECRETÁRIO-GERAL
MENSAGEM NO DIA MUNDIAL DA METEOROLOGIA
23 de Março de 2016
Image result for bandeira das nacoes unidasAs concentrações de gases com efeito de estufa na atmosfera continuam a subir. O mesmo acontece com a temperatura dos oceanos e da terra. A mudança climática está a acelerar a um ritmo alarmante. A janela de oportunidades para limitar o aumento da temperatura global bem abaixo dos 2 graus Celsius - o limiar acordado pelos governos mundiais em Paris, em dezembro do ano passado - é estreito e está a fechar-se rapidamente.
Os efeitos do aquecimento do planeta serão sentidos por todos. Os níveis do mar estão a subir, e condições meteorológicas extremas estão a tornar-se o novo normal. Fortes chuvas e inundações irão colocar mais vidas e bens em risco. Mais tempo e secas mais severas colocarão em risco a segurança alimentar, aumentar a mortalidade e desestabilizar as economias locais e globais. A alteração das condições ambientais vai aumentar a propagação de muitas doenças.
Daí o tema do Dia Mundial da Meteorologia deste ano: "Mais quente, mais seco, mais molhado: enfrentar o futuro". O mundo deve agir agora para transformar e adaptar a economia global às baixas emissões e reforçar a capacidade de resistência às mudanças inevitáveis que estão para vir, especialmente nos países menos desenvolvidos.
Com a adopção do Acordo de Paris sobre as alterações climáticas, a comunidade internacional tem claramente e por unanimidade o compromisso de agir. Nós já possuímos uma boa parte do conhecimento e muitas das ferramentas que precisamos. Mas não podemos permitir qualquer demora.
Convidei os líderes mundiais para virem a Nova Iorque no final deste mês, em 22 de Abril, para assinar o Acordo de Paris, que é essencial para assegurar a sua rápida ratificação. Mas mesmo antes de o acordo entrar em vigor, cada país, cada empresa e cada cidadão tem um papel a desempenhar no combate às alterações climáticas e construir um futuro sustentável para esta e futuras gerações.
Neste Dia Mundial de Meteorologia, exorto os decisores e todos os intervenientes na sociedade a  enfrentar o futuro agora. Só respondendo de forma decisiva para o desafio climático podemos evitar os piores impactos das alterações climáticas e lançar as bases de um mundo de paz, prosperidade e oportunidade para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público