quinta-feira, 14 de abril de 2016

PJ da Guiné-Bissau apreendeu arroz impróprio para consumo humano 

A Policia Judiciaria (PJ) da Guiné-Bissau anunciou hoje ter capturado "grande quantidade" de arroz impróprio para o consumo humano que estava à venda.

A denúncia foi feita conjuntamente pela diretora-geral da corporação, Filomena Lopes, e pelo ministro do Comércio, Vicente Fernandes, que indicou ter dado ordens para a suspensão de funções de "altos dirigentes" do seu ministério.

"Confirmo que na terça-feira a Polícia Judiciária prendeu dois camiões carregados com arroz impróprio para o consumo humano e num armazém" nos arredores de Bissau, disse Filomena Lopes.
A responsável indicou que os responsáveis pela introdução do arroz (base da dieta alimentar dos guineenses) foram detidos e encaminhados para o Ministério Público.

A diretora da PJ guineense sublinhou que por esta altura do ano, início da campanha de comercialização da castanha do caju, principal produto de exportação do país, é recorrente situações semelhantes por parte dos comerciantes.
Alguns agricultores preferem receber o arroz em vez do dinheiro em troca da sua castanha produzida.

A diretora da PJ chama a atenção da população sobretudo dos camponeses para estarem vigilantes em relação à qualidade do arroz que lhes é oferecido em troca do caju.
O ministro Vicente Fernandes lamentou a situação mas disse que "não podia ficar de braços cruzados", tendo de imediato ordenado a suspensão do inspetor-geral do seu ministério e outros funcionários que deviam zelar pela fiscalização do mercado.

Tanto o ministro como a diretora-geral da PJ confirmaram que num dos armazéns foram surpreendidas pessoas que estariam a mudar de sacos o arroz impróprio para novas embalagens "na tentativa de ludibriar o consumidor", disseram.

Os dois responsáveis não souberam, contudo, indicar a quantidade exata do arroz capturado, mas notaram que decorrem trabalhos no terreno com vista a apurar todos os dados sobre a quantidade e os locais em que foi vendido.
Rispito.com/Lai/Lusa, 14-04-2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público