terça-feira, 5 de abril de 2016

Venezuela e Guiné-Bissau assinam novos acordos de cooperação bilateral

Image result for bandeira de venezuela e de guine bissauImage result for bandeira de venezuela e de guine bissauRepresentantes dos Governos da Venezuela e da Guiné-Bissau assinaram na segunda-feira um novo acordo de cooperação bilateral nas áreas da agricultura, comunicação, defesa, energia e saúde.
O acordo foi assinado em Caracas, à margem de um encontro entre a ministra venezuelana de Relações Exteriores, Delcy Rodrigues, o seu homólogo da Guiné Bissau, Artur Silva, e os ministros guineenses da Defesa e da Comunicação Social, Adiatu Djaló Nandigna e Agnelo Regala, respetivamente.
"Hoje vamos redimensionar a cooperação em distintos âmbitos, o agrícola, saúde, comunicação, educação, energia, segurança e defesa, enquadrados na Agenda Económica Bolivariana", disse a ministra venezuelana aos jornalistas.
Por outro lado, explicou que na área da comunicação, a Telesul, estação pública de televisão com sede em Caracas, passará a transmitir para a Guiné-Bissau.
"É muito importante porque sabemos que com a Telesul estará chegando a verdade do povo venezuelano, a verdade dos países da América Latina e das Caraíbas, e estará chegando a verdade do mundo, rompendo o cerco mediático das corporações da comunicação", disse.
O ministro de Relações Exteriores da Guiné-Bissau, Artur Silva, precisou que entre os acordos assinados encontra-se a construção, em território guineense, de um centro de hemodiálise, a formação de especialistas em medicina e a construção de um complexo educativo que terá o nome do falecido Presidente da Venezuela Hugo Chávez.
Durante o encontro, os dois responsáveis condenaram o terrorismo e avaliaram a possível participação da Guiné-Bissau na próxima cimeira dos Países Não Alinhados, que terá lugar nos próximos meses na Venezuela.
Desde 2008 que a Venezuela e a Guiné-Bissau intensificaram conversações para fortalecer a cooperação bilateral.
Em 2009, ambos países assinaram sete acordos de cooperação, em áreas como o combate ao tráfico de droga, a saúde, energia, minas e educação.
Rispito.com/Lusa, 05-04-2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público