quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Ramos Horta alerta para cansaço internacional com "imbróglio político" na Guiné-Bissau

Image result for ramos hortaO antigo representante das Nações Unidas na Guiné-Bissau, José Ramos-Horta, alertou hoje os líderes guineenses para o cansaço da comunidade internacional perante o que diz ser um "imbróglio político" no país.
Convidado de honra para um simpósio internacional sobre a reconciliação entre os guineenses, José Ramos-Horta reuniu-se hoje com o líder do Parlamento, Cipriano Cassamá, de quem disse ter recebido informações sobre a crise política que assola a Guiné-Bissau há mais de dois anos.
"É urgente que os irmãos da Guiné-Bissau encontrem uma solução para este imbróglio", defendeu José Ramos-Horta, até porque "os doadores podem ficar cansados e alguns já o estão".
O antigo Presidente de Timor-Leste afirmou que perante a conjuntura internacional, "difícil e complexa", dificilmente a crise na Guiné-Bissau poderá captar a atenção do Conselho de Segurança ou do secretário-geral das Nações Unidas.
Mesmo não sendo emissário de qualquer entidade da comunidade internacional, Ramos-Horta prometeu falar com os líderes guineenses durante a sua estada em Bissau, inclusive com o Presidente José Mário Vaz, a quem vai pedir que "faça mais um esforço" para promover o diálogo.
Também disse não ser necessário dramatizar a situação porquanto, notou, o país não se encontra em guerra e "apesar do imbróglio político" registou um crescimento económico, afirmou.
José Ramos-Horta defende serenidade e compromissos entre todos até porque, disse, faltam apenas dois anos para a realização de novas eleições legislativas.
Para já, entende que realizar eleições antecipadas, por si só, não iria resolver o problema, até porque a comunidade internacional não estaria disponível para as financiar.
Timor-Leste foi um dos principais financiadores das eleições gerais ocorridas em 2014 e na altura José Ramos-Horta empenhou-se pessoalmente na realização do escrutínio.
Rispito.com/Lusa, 09-02-2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público