quinta-feira, 8 de junho de 2017

CNE informa PR sobre preparação de legislativas de 2018

O secretário executivo interino da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau, José Sambú, entregou hoje ao Presidente guineense, José Mário Vaz, um calendário detalhado das etapas para a realização de eleições legislativas em 2018.

O responsável não quis adiantar a data em que a CNE prevê a realização de eleições, mas o representante da União Europeia em Bissau, Victor Madeira dos Santos, já apontou para o mês de abril ou maio, antes do período das chuvas.

José Sambú frisou apenas que a sua instituição já está a trabalhar com os parceiros da Guiné-Bissau para a obtenção de fundos para custear a realização das eleições, como tem acontecido em todos os processos eleitorais.

"Como sabemos as eleições na Guiné-Bissau são financiadas praticamente pela comunidade internacional, estamos a trabalhar", defendeu Pedro Sambú, lembrando que recentemente esteve no país uma equipa da divisão eleitoral das Nações Unidas.

O responsável disse que aguarda pela apreciação ao cronograma das atividades por parte do chefe de Estado antes da sua validação, mas para já há uma série de ações a serem executadas pela CNE, nomeadamente a incineração dos boletins de voto de 2014.

De seguida, será iniciada o processo de capacitação de agentes que vão participar no próximo processo eleitoral, para a partir de janeiro de 2018 dar início à atualização aos cadernos eleitorais.
Rispito.com/Lusa. 07/06/2017

Sem comentários:

Publicar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público