segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Umaro Sissoco rejeita acusações de estar a dividir o país

O primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, recusou nesta segunda-feira as acusações de estar a dividir o país, sublinhando que é muçulmano, mas a mulher é católica e que na Guiné-Bissau "há pessoas" que não podem chefiar o Governo.
"Eu sou fula, sou muçulmano, mas minha mulher é católica. Não sei como posso dividir este país. Se tenho uma mulher (católica) que partilha o mesmo teto comigo, a mesma casa, como é que eu posso. Isso foi sempre um sentimento dos guineenses", afirmou em entrevista à agência Lusa, Umaro Sissoco Embaló, quando questionado sobre acusações de estar dividir o país.
Para Umaro Sissoco Embaló, na Guiné-Bissau "há pessoas que não podem ser primeiro-ministro".
"Há categorias dessas pessoas que não podem ser e, sobretudo, quando toca a um muçulmano na Guiné é grave ser um responsável. Mas eu não vivo daquilo, nem pretendo ter esse sentimento. Até os meus amigos mais próximos são católicos. Mas isso não é só contra mim é contra qualquer outra pessoa que não pertença a uma classe", afirmou o primeiro-ministro, sem especificar a classe a que se referia.
Sobre o desafio de ser primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló disse que é "grande, porque a Guiné-Bissau desde 07 de Junho de 1998 tem tido várias convulsões políticas".
"Acho que podia fazer a ponte entre a classe política e o presidente da República achou por bem nomear-me para fazer essa ponte. É o que estou a fazer neste momento", explicou.
Umaro Sissoco Embaló foi o quinto primeiro-ministro nomeado (em Dezembro de 2016) pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, depois das eleições legislativas de 2014 ganhas pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
A nomeação de Umaro Sissoco Embaló foi feita após a assinatura do Acordo de Conakry, mas provocou controvérsia com o PAIGC a afirmar que não foi o nome escolhido para chefiar o Governo guineense no âmbito daquele acordo.
O Acordo de Conacri, patrocinado CEDEAO, prevê a formação de um governo consensual integrado por todos os partidos representados no parlamento e a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e da confiança do chefe de Estado, entre outros pontos.
O actual Governo da Guiné-Bissau, de iniciativa presidencial, não tem o apoio do partido que ganhou as eleições com maioria absoluta e o impasse político tem levado vários países e instituições internacionais a apelarem a um consenso para a aplicação do Acordo de Conacri.
Questionado sobre a falta de apoio político para governar, o chefe do executivo guineense disse que o único partido representado no parlamento que não o apoia é o seu partido, o PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde).
"Tirando o PAIGC, todos os deputados dos partidos no parlamento estão a apoiar-me, independentemente de os líderes não me apoiarem", disse.
Mas, para Umaro Sissoco Embaló, o mais importante é tirar o país da "situação em que se encontra".
"O bom senso entre os guineenses um dia vai prevalecer porque para mim não é a China ou os Estados Unidos ou a França que têm de vir aqui ditar o que temos de fazer. Não. Nós, é que temos de ter a consciência como boa gente, pessoas de bem", disse.
Referindo-se ainda ao impasse político que o país atravessa, Umaro Sissco Embaló afirmou que vem desde 1998, depois da guerra civil, e que o país está a "ver as consequências".
"Nenhum Governo, nenhum Presidente acabou o mandato. E é lamentável, mas um dia temos de ter consciência do mal que estamos a fazer a nós mesmos. Penso que estamos a falar e é a melhor solução, é a conversa entre os guineenses", lamentou.
Questionado sobre a relação com os outros órgãos de soberania, Umaro Sissoco Embaló disse que tens boas relações com o Presidente José Mário Vaz, com o presidente do Supremo Tribunal e com o presidente da Assembleia Nacional Popular (parlamento), Cipriano Cassamá, que qualificou de "amigo pessoal".
Mas, independentemente das relações, Umaro Sissoco Embaló lembrou que o parlamento "já não funciona há dois anos".
Sobre as prioridades do seu Governo, o primeiro-ministro destacou a transparência e boa gestão da coisa pública, saúde, educação e infra-estruturas.
Rispito.com/Angop, 21/08/2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público