quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

CNE prevê legislativas para Novembro na Guiné Bissau

A comunidade internacional e a classe política guineense querem que as eleições legislativas tenham lugar ainda este ano, na Guiné Bissau. Mas a Comissão Nacional de Eleições diz que é possível desde que tenham sido encetadas algumas diligências previstas na lei eleitoral. Inicialmente, previstas para maio, a CNE diz agora que as legislativas poderão ocorrer talvez em Novembro.

A Comissão Nacional de Eleições tinha apontado o mês de maio como data possível para a realização de eleições legislativas, na Guiné Bissau, mas dadas as circunstâncias agora vem dizer que na melhor das hipóteses talvez em novembro.

Mas para que esta nova projecção venha ser uma realidade, alguns atos prévios previstos na lei eleitoral terão que ser executados a partir de já, nomeadamente a actualização dos cadernos eleitorais e do mapa cartográfico.

O Presidente guineense anunciou que vai desencadear as consultas constitucionais com os partidos com assento no Parlamento com vista a marcação da data do escrutínio.

José Mário Vaz pretende cumprir com o ciclo normal do calendário eleitoral conforme também recomenda a comunidade internacional, com o conselho de segurança da ONU a cabeça, que pede a realização das eleições legislativas ainda no decurso deste ano.
Rispito.com/RFI, 28-02-2018

Sem comentários:

Publicar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público