terça-feira, 17 de abril de 2018

Secretário-Geral congratula-se com a nomeação de Aristides Gomes

Foto de Braima Darame.O Secretário-Geral congratula-se com a nomeação de Aristides Gomes como Primeiro Ministro da Guiné-Bissau a 16 de Abril. A nomeação do Sr. Gomes foi feita com base no consenso obtido pelos principais atores ​​políticos nacionais. O Secretário-Geral também saúda o anúncio de que as eleições legislativas do país terão lugar a 18 de novembro de 2018. O anúncio constitui um mandato claro para avançar urgentemente com os preparativos para estas eleições. Estes desenvolvimentos sucederam a Sessão Extraordinária da Autoridade dos Chefes de Estado e Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre a Guiné-Bissau, realizada em Lomé, Togo, a 14 de abril de 2018. O Secretário-Geral elogia o papel desempenhado pelo Presidente da Autoridade da CEDEAO, Presidente Faure Gnassingbé, do Togo, e pelo Mediador da CEDEAO para a Guiné-Bissau, Presidente Alpha Condé, da República da Guiné.

O Secretário-Geral fica encorajado pelo espírito de compromisso e liderança demonstrado pelo Presidente José Mário Vaz, pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e pelo Partido para a Renovação Social (PRS). Ele insta todas as partes a darem rapidamente os próximos passos cruciais, incluindo a formação de um governo inclusivo, a reabertura da Assembleia Nacional e a implementação das demais disposições do Acordo de Conacri.

O Secretário-Geral reafirma o compromisso de continuar a trabalhar em estreita colaboração com a União Africana, a CEDEAO, a União Europeia e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no apoio aos esforços de construção e consolidação da paz na Guiné-Bissau.
Rispito.com/R ONU, 17-04-2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público