quarta-feira, 4 de abril de 2018

UE disposta a retomar negociações de pescas com autoridades guineenses

A União Europeia "está pronta para retomar as conversações sobre" o acordo de pescas com a Guiné-Bissau se "as autoridades legítimas o pedirem".

A União Europeia (UE) está disponível para retomar as negociações sobre o acordo de pescas com a Guiné-Bissau “se as autoridades legítimas” de Bissau pedirem, disse esta terça-feira à Lusa fonte europeia.

“Os contactos entre as duas partes não foram interrompidos desde o impasse [nas negociações do acordo de pesca] e a UE está pronta para retomar as conversações sobre um novo protocolo se as autoridades legítimas na Guiné-Bissau o pedirem”, disse à mesma fonte.


O protocolo de pescas entre a UE e a Guiné-Bissau expirou em 23 de novembro de 2017 e “após quatro rondas de negociações” entre as duas partes — a última das quais em 7 de junho — “não se chegou a um acordo final”, acrescentou a fonte europeia.

Segundo a mesma fonte, Bissau impôs condições financeiras “irrealistas e pouco justificáveis”, bem como “condições técnicas inaceitáveis” para que a frota da UE continuasse a pescar nas suas águas, o que levou a um impasse e consequente saída da frota comunitária das águas guineenses.
Rispito.com/Lusa, 04-04-2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público