quarta-feira, 6 de junho de 2018

Partidos estão a construir pacto de estabilidade na Guiné-Bissau 

Image result for ARISTIDES GOMES  EM LISBOA 6 DE JUNHO DE 2018O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, disse hoje que os partidos representados no parlamento do país estão a construir um pacto que servirá de guia para a estabilidade política.

"Os partidos representados na assembleia estão a construir um pacto de estabilidade. Como sabem, estamos a preparar um pacto de estabilidade cujo 'draft' já está distribuído para os partidos políticos", afirmou Aristides Gomes, no aeroporto de Bissau, momentos antes de viajar para Lisboa e Bruxelas.

Segundo o primeiro-ministro, o pacto de estabilidade irá servir de base para a governação futura do nosso país, depois das eleições.

"Esse pacto condensa as principais ideias que devem ser resolvidas para que o nosso país possa encontrar a sua própria estabilidade política", salientou.

Aristides Gomes explicou que o pacto de estabilidade determina os "eixos de uma ação conjunta, de todos os partidos políticos e com envolvimento da sociedade civil".

Lembrando que o atual Governo emerge de um consenso entre partidos políticos, com a aceitação do Presidente guineense, José Mário Vaz, Aristides Gomes disse que há um novo "espírito de diálogo" no país.

Aristides Gomes foi nomeado primeiro-ministro da Guiné-Bissau em abril, tendo formado um Governo onde estão representados partidos políticos com assento parlamentar, conforme previsto no Acordo de Conacri.

A nomeação de Aristides Gomes pôs fim ao impasse político que a Guiné-Bissau vivia há cerca de três anos.

O principal objetivo do novo Governo guineense é a organização de eleições legislativas, previstas para 18 de novembro.
Rispito.com/DN, 06-06-2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público