quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Autoridades impedem manifestação contra a exploração conjunta de petróleo

Os activistas liderados por Sana Santé são também contra o adiamento das eleições legislativas de 18 de novembro.

As autoridades policiais impediram hoje, 27, na cidade de Bissau, a manifestação convocada pela sociedade civil, que exige a interrupção das negociações para o acordo da zona de exploração conjunta de recursos entre a Guiné-Bissau e o Senegal.

Tal acordo foi assinado há 20 anos e que dá à Guiné-Bissau 15% contra 85% para o Senegal de recursos vindos de uma eventual exploração de hidrocarbonetos. 

A marcha impedida era liderada pelo Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados, cujo líder Sana Santé diz que o governo não tem legitimidade para discutir a questão de zona conjunta, em virtude de não ter sido eleito.

Ela argumenta que “não existe coisa alguma de zona conjunta (…) aquela zona é, exclusivamente, território da Guiné-Bissau e não pode haver negociações para partilha”.

Os activistas liderados por Santé são também contra o adiamento das eleições legislativas de 18 de novembro.

“Este governo foi criado para organizar eleições, na data de 18 de novembro, deste ano e esta data não pode, de alguma forma falhar, porque representa a esperança deste povo para sair desta situação,” diz Santé.

Santé promete continuar a lutar por estas duas causas. “Não desistimos. Estamos a reorganizar as forças para atacar, de novo, e vamos lutar até ao nosso último suspiro.”

Para este líder da sociedade civil, as “autoridades nunca agiram em defesa dos interesses nacionais, e aqui estão a agir, em claro interesse das autoridades do Senegal, o que não vamos tolerar”
Rispito.com/VOA, 29-08-2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público