terça-feira, 29 de janeiro de 2019

IIº Fórum das Mulheres e Raparigas para a Paz

Image result for uniogbisDurante o IIº Fórum das Mulheres e Raparigas para a Paz, cerca de 400 participantes irão debater temas como a Lei o Pacto de Estabilidade, a Lei de paridade, a Lei da Terra e Género, o Empoderamento das Mulheres e o Código de Conduta Eleitoral, com o objetivo de promoverem o bem-estar e o Desenvolvimento Sustentável da Guiné-Bissau. Neste evento também serão condecoradas três mulheres que o conselho reconhece o mérito e haverá atividades socioculturais na Praca Titina Silá, em Bissau, a partir das 18 horas.

O Conselho das Mulheres guineenses for criado em 2018, no seguimento das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Facilitação ao Diálogo na busca de soluções para a crise política. Animadas pelos resultados positivos alcançados pelo Grupo, mais de 70 organizações femininas decidiram criar o Conselho.

A missão do Conselho: i) promover o diálogo inclusivo com vista à estabilidade política e governativa; ii) estabelecer uma agenda comum das mulheres e, por conseguinte, promover a coesão interna no seio das suas organizações representativas com a finalidade de alcançar soluções partilhadas, em observância aos valores da diversidade cultural; e iii) impulsionar junto, das autoridades nacionais e internacionais, iniciativas que visam o fortalecimento de ações para a consolidação da paz e a coesão social numa perspectiva de género.

No quadro das atividades do Conselho, determinou-se a implementação de um Fórum Nacional das Mulheres e Raparigas para a Paz, a ser realizado bianualmente, com o apoio das instituições femininas e de parceiros nacionais e internacionais. O Segundo Fórum Nacional em 2019 servirá como espaço dar voz ao povo, especialmente mulheres e raparigas, numa plataforma nacional com vista à promoção de um clima de paz e coesão social através da facilitação de diálogo inclusivo.

O primeiro Fórum Nacional foi realizado em Bissau no dia 25 de maio de 2018 e contou com a participação de cerca de 1000 mulheres e da convidada especial Sra. Ana Maria Menendez (Conselheira Sénior do Secretario Geral das Nações Unidas). Foi determinado no evento citado a realização do 2º Fórum das Mulheres e Raparigas para a Paz, a 29 e 30 de Janeiro de 2019, em comemoração do dia da mulher Guineense.
UNIOGBIS

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público