quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Líder do PCD denuncia “compra de consciências”

O líder do Partido de Convergência Democrática, Vicente Fernandes, denunciou a tentativa de "compra de consciências" por alguns partidos políticos que participam na campanha eleitoral para as legislativas de 10 de março na Guiné-Bissau.

"Vemos partidos que ostentam meios materiais, mas se esses meios materiais fossem traduzidos em ações governativas, antes do ato eleitoral, esses partidos hoje teriam a vida facilitada, porque todo o manancial que têm é visível ao povo guineense, que é paupérrimo, que não tem ambulâncias, carros para transportar alunos, que não tem mesmo para instituições do Estado e hoje estamos a vê-los a exibirem com fartura o que têm", afirmou Vicente Fernandes, em entrevista à agência Lusa.

Para o atual ministro do Comércio e Turismo, há uma "explicação clara" para o que está a acontecer que é "tentar permanentemente a compra de consciência".

"É tentar permanentemente nesses momentos a compra de consciência de levarem as motas, as bicicletas, levarem arroz, para comprar a consciência das pessoas e depois poder usar essa consciência para assumir o poder e estar no poder para gozar daquilo que é o erário público", sublinhou.

O líder do PCD salientou que o seu partido prevê traçar um "conjunto de ações no sentido de obstaculizar certas práticas", que considerou como de corrupção.

"Vemos que partidos que têm poder e não usam esse poder em benefício do povo ou da população, porque usar o poder em benefício do povo era traduzir esses equipamentos em ambulâncias, em pagar professores, médicos, em trazer meios de diagnóstico", afirmou.

O PCD, partido que conseguiu eleger dois deputados nas legislativas de 2014, é uma das formações políticas que assinou um acordo político de compromisso pré e pós-eleitoral com o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Partido da Nova Democracia, Partido da Unidade Nacional e União para a Mudança.

Estes cinco partidos estiveram sempre juntos durante a crise política que o país vive desde 2015, quando o Presidente guineense, José Mário Vaz, demitiu do cargo de primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC, que venceu por maioria as legislativas de 2014.
Rispito.com/Lusa, 27-02-2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público