quinta-feira, 7 de março de 2019

Boneco gigante de Amílcar Cabral 'votou' simbolicamente

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e ar livre
Um boneco gigante de Amílcar Cabral, "pai" da nacionalidade guineense, ‘votou’ hoje simbolicamente para as legislativas de domingo na Guiné-Bissau e Jacinto Mango, um dos arquitetos da imagem, apelou aos cidadãos para exercerem o seu direito no domingo.


Conduzido por um homem que lhe faz mover os braços e as pernas gigantes, Amílcar Cabral 'exerceu' o seu diretor de voto perante dezenas de curiosos que captaram o momento com fotografias.
O ato ocorreu no mesmo momento em que elementos das forças de defesa e segurança que vão estar de serviço no domingo estavam a votar por antecipação.

Jacinto Mango que deu voz ao "sentimento de Cabral após votar" não quis revelar aos presentes em que político apostou, mas pediu a todos para elegerem a Guiné-Bissau em primeiro lugar.

Amílcar Cabral "veio votar como qualquer cidadão e quer demonstrar ao resto dos cidadãos que todos devem estar do mesmo lado" pela paz no país, disse o ator, encenador, dramaturgo e homem palhaço Jacinto Mango, diretor artístico das Caravanas de Paz, uma iniciativa do projeto Fórum de Paz.

Aquela iniciativa, que integra ainda o grupo guineense Teatro dos Oprimidos, tem percorrido a Guiné-Bissau, desde 2014, levando peças de teatro, com encenações com formas de resolução de conflitos e apelos à preservação da harmonia e paz entre os povos do país.

Ainda sobre o facto de Amílcar Cabral se ter "vestido" com uma camisa "tchapa-tchapa" (patchwork), no dia do voto, Jacinto Mango frisa ser um eufemismo à necessidade de unidade entre todas as regiões, religiões e etnias da Guiné-Bissau e da própria África.

Mango afirmou que "antes de votar hoje" o boneco de Amílcar Cabral "andou por toda parte da Guiné", ouvindo as preocupações do povo sobre que tipo de país que gostariam de ter a partir das eleições de domingo.

Durante estes quatro anos que o Fórum de Paz tem percorrido as várias localidades da Guiné-Bissau, "Cabral elogiou o comportamento dos militares", por se terem mantido fora do jogo político, mas apelou para manterem a mesma atitude de agora em diante, disse Jacinto Mango.
Rispito/Lusa, 07-03-2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público