domingo, 21 de abril de 2019

Assembleia nacional em Bissau sem consensos para eleger dirigentes

O desentendimento que se verificou entre os parlamentares empossados na quinta feira ficou suspenso até sexta-feira um novo debate entre os recém-eleitos deputados da Assembleia nacional popular que nao conseguiram chegar a nenhum consenso em torno das entidades dirigentes da assembleia, apesar de várias rondas de negociaçoes. A discórdia foi tal que o presidente da assembleia, Cipriano Cassamá referiu não colocar de parte demitir-se do cargo.

13 horas de debates na abertura do novo parlamento guineense, os deputados não alcançaram consensos sobre os novos dirigentes da casa legislativa.

O presidente do órgão, Cipriano Cassama, teve que suspender os debates por vota das 3 horas da madrugada, já que não havia entendimento quanto a fórmula para eleição da figura de segundo vice-presidente do Parlamento.

O impasse deveu-se ao facto de o nome proposto pelo segundo partido mais votado nas últimas legislativas, o deputado Braima Camará, coordenador do novo partido, o Madem, ter sido chumbado.

O Madem, partido criado por dissidentes do PAIGC, diz que vai voltar a propor o nome do seu líder Braima Camará para ser novamente votado pelos deputados, a bancada do PAIGC diz que não pode ser, que o Madem tem que apresentar um outro nome.

A situação ficou bloqueada, mesmo como várias rondas de negociações, madrugada dentro.
Perante o impasse, Cipriano Cassamá convocou uma nova reunião do parlamento para terça-feira, dia 23 e já avisou se não houver consensos, não coloca de parte demitir-se do cargo de presidente do parlamento ou então pedir clarificação do regimento parlamentar ao Supremo Tribunal de Justiça.
Rispito.com/RFI, 20-04-2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público