terça-feira, 23 de abril de 2019

CIPRIANO CASSAMA REUNE COM PARTIDOS PARLAMENTAR

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, mesa e interioresO líder do Parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassama reuniu assento parlamentar, soube à Rádio Jovem junto da fonte oficial.

O encontros decorrer no hemiciclo guineense e visou encontrar solução para a composição da mesa que irá dirigir o Parlamento.

Após varias horas de concertação, os partidos relegam a decisão a sessão de amanhã, quarta-feira, 24 abril.
Quer dizer, os deputados da Nação vão votar para eleger o segundo vice-presidente do Parlamento e os restantes membros da Mesa( 1 e 2 secretario).

Na primeira sessão da decima legislatura, os deputados elegeram o Presidente da Assembleia Nacional Popular e o seu primeiro vice. 

A cadidatura de Braima Camara, líder do Madem G15, para o segundo vice-presidente do parlamento foi chumbada pela maioria dos deputados.
De recordar que o PAIGC, que venceu as legislativas conquistando 47 dos 102 mandatos no parlamento, propôs a eleição de Cipriano Cassamá, o que foi aprovado, e ainda apresentou Nuno Nabian, líder da Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU/PDGB), que também foi eleito ao cargo de primeiro vice-presidente do órgão legislativo.

O impasse deu-se quando o MADEM indicou o seu líder Braima Camará, em observância do dispositivo legal que diz que caberá ao segundo maior votado a indicação do segundo vice-presidente do parlamento.

No último sábado, o porta-voz da formação política fundado pelos dissidentes do PAIGC, Djibril Baldé anunciou que o MADEM-G15 vai manter a candidatura do deputado e líder do movimento, Braima Camará ao lugar de segundo vice-presidente do parlamento nos termos da deliberação da quinta sessão da comissão permanente do partido.

Contudo, reafirmou a determinação do movimento em viabilizar todos os pacotes legislativos para o bem da Guiné-Bissau à semelhança do que demonstrou na viabilização da eleição para ps lugares de presidente e primeiro vice-presidente da ANP, propostos pelo PAIGC.

Perante este cenário, Baldé chama atenção a opinião pública nacional e internacional, sobre manobras do PAIGC, visando provocar, mais vez, crise político institucional na ANP.

Apesar da realização das eleições legislativas no mes passado, a Guiné-Bissau vive uma crise política desde que, em 2015, José Mário Vaz exonerou o governo do PAIGC.
Por: AC

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público