terça-feira, 9 de julho de 2019

Presidencia da rapublica corta com Cissoco


O Presidente da República, José Mário Vaz, deu "orientações precisas" para  proibir Umaro Sissoco entrar na presidencia,  confirmou fontes ligadas ao gabinete presidencial.  

De acordo com as suas origens na Presidência, a decisão de cortar com Cissoco prende-se com a derrota política sofrida pelo Presidente na última Cimeira da CEDEAO em Abudja, Nigéria. 

 Em Abuja, Umaro Cissoco esteve presente na delegação oficial do Presidente e reagir no sentido de influenciar os presidentes da sub-região para de defender uma estratégia de José Mário Vaz de nomear um Governo de Iniciativa Presidencial nos termos e condições das eleições legislativas  10 de março, permitindo a inclusão de membros do PRS e do MADEM.  

Este plano pretendia também ser utilizado no controlo e envio das chamadas pastas de soberania (Defesa, Interior, MNE e Finanças).  Na referida Cimeira, saiu tudo ao contrário, uma vez que a CEDEAO acabou de obrigar o presidente Jomav a dar posse ao Governo da maioria PAIGC-APU-UM-PCD, negando-lhe qualquer pasta de soberania, e exigindo a nomeação de um novo Procurador-Geral da República, até ao dia 3 de Julho ültimo. 

A imposição da CEDEAO, que traz na tomada de posse do Governo liderada por Aristides Gomes e de um novo PGR na noite de 3 de Julho, tem sido entendida por Jomav como uma "humilhação por seus pares, fruto de uma traição orquestrada por Umaro Cissoco

 De acordo com  e-Blobal, José Mário Vaz deu orientações os serviços de estado para perceber se o comportamento de Cissoko se tratou de uma traição pura e dura, ou se na verdade a sua influencia não teve impacto junto dos presidentes da CEDEAO 
Rispito.com/e-Global, 09-07-2019

1 comentário:

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público