segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Comité de sanções da ONU satisfeito com início de campanha eleitoral

A imagem pode conter: uma ou mais pessoasNações Unidas, 04 nov 2019 (Lusa) – Responsáveis do comité de sanções das Nações Unidas à Guiné-Bissau saudaram hoje o início da campanha para as eleições presidenciais no país, marcadas para dia 24, sem comentarem eventuais novas sanções.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas ameaçou hoje que poderá avançar com novas sanções “contra aqueles que minam a estabilidade” da Guiné-Bissau e avisou que o regime de sanções já existente em relação à Guiné-Bissau só voltará a ser reconsiderado se se verificar uma “conduta ordenada” dos atores políticos.

O presidente do comité de sanções e representante permanente da Guiné Equatorial para a ONU, Anatolio Ndong Mba, disse hoje aos jornalistas que acabou de regressar de Bissau para a sede da organização em Nova Iorque e reiterou as preocupações já expressadas pela ONU.

Em declarações aos jornalistas à margem de uma reunião do Conselho de Segurança sobre a Guiné-Bissau, Anatolio Ndong Mba, comentou que a ONU “gostaria de ver o processo eleitoral decorrer devidamente” e sublinhou a importância de manter as eleições presidenciais, como estabelecido, em 24 de novembro.

“Graças a Deus, a 02 [de novembro, último sábado], a campanha política já começou. Cada candidato está agora em campanha. Creio que a situação está calma”, disse o responsável, que tem a presidência do comité de sanções à Guiné-Bissau até 31 de dezembro.

Por outro lado, o vice-presidente do comité de sanções e representante permanente da África do Sul disse que a ONU espera que o Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, preste atenção às observações feitas hoje pelo Conselho de Segurança.

Jerry Matjila manifestou esperança que “todas as partes” assegurem a realização das eleições em 24 de novembro e que deem “um passo atrás” para permitirem ao primeiro-ministro que continue com a preparação das eleições, sem especificar o nome de Aristides Gomes, que é o chefe de Governo reconhecido pela ONU.

O sul-africano falou na necessidade de uma “diplomacia preventiva” como aquela que se verifica, em que a comunidade internacional está a prestar apoio e reforço para a estabilidade do país.

“Já é tempo para a paz. Acabou. A Guiné-Bissau poderá entender que 55 anos é demasiado para as pessoas nesta situação e tem de se focar em construir o país para o próprio povo”, declarou Jerry Matjila.

A ONU rejeitou a demissão do Governo pelo Presidente José Mário Vaz na semana passada e continua a considerar Aristides Gomes como primeiro-ministro legítimo, depois das eleições legislativas ocorridas em março.

A Guiné-Bissau vive um momento de grande tensão política: o país tem neste momento dois governos e dois primeiros-ministros, nomeadamente Aristides Gomes e Faustino Imbali.

O Presidente guineense deu posse no dia 31 de outubro a um novo Governo, depois de ter demitido o executivo liderado por Aristides Gomes em 28 de outubro, e afirmou no domingo que a sua decisão "é irreversível".

A União Africana, a União Europeia, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e as Nações Unidas já condenaram a decisão do Presidente de demitir o Governo liderado por Aristides Gomes e disseram que apenas reconhecem o executivo saído das eleições legislativas de 10 de março, que continua em funções.

O Governo de Aristides Gomes já disse que não reconhece a decisão de José Mário Vaz, por este ser candidato às eleições presidenciais, por o seu mandato ter terminado em 23 de junho - cinco anos após ter tomado posse como chefe de Estado - e por ter ficado no cargo até agora por decisão da CEDEAO.

Na tomada de posse do Governo de Faustino Imbali estiveram presentes as chefias militares mas não o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Biaguê Na Ntan.

Uma missão da CEDEAO, que chegou no sábado ao país, reforçou domingo que a organização apoia o Governo de Aristides Gomes e voltou a ameaçar impor sanções a quem criar obstáculos à realização das presidenciais em 24 de novembro.
Rispito.com/Lusa, 04-11-2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público