quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

COMUNICADO DE IMPRENSA

A Comissão da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) saúda a organização pacífica da cédula para a primeira volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau, em 24 de Novembro de 2019 e na segunda volta 29 de Dezembro de 2019, em condições consideradas justas, equitativas e transparentes pela missão eleitoral da CEDEAO e por todas as missões internacionais que as observaram.

1. A Comissão da CEDEAO felicita o povo bissau-guineense por sua participação ativa nessas consultas, que encerram o ciclo eleitoral estabelecido pelas autoridades bissau-guineenses pelo fim da crise política e institucional que o país enfrenta.

2. A Comissão da CEDEAO tomou nota dos resultados finais do 2.º segundo turno das eleições presidenciais na Guiné-Bissau, publicado em 17 de Janeiro de 2020 pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) e reconfirmado pela CNE em 21 de janeiro de 2020.
A Comissão da CEDEAO toma nota de que o Sr. Umaro Sissoco EMBALO, candidato pelo Movimento de Alternância Democrática (MADEM-G15) obteve 53,55% dos votos contra o candidato do Partido Africano pela Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões PEREIRA, que conquistou 46,45% dos votos.

4. A Comissão da CEDEAO, portanto, envia seus parabéns ao Sr. Umaro Sissoco EMBALO, que se destacou.

5.Agradece a todos os outros candidatos que, através de sua participação neste exercício eleitoral, demonstraram seu apego aos valores democráticos defendidos pela CEDEAO.

6. A Comissão da CEDEAO recomenda que os vários órgãos e instituições envolvidos no processo eleitoral finalizem rápidamente seus trabalhos, a fim de permitir o empossamento do novo Presidente, essencial para a normalização política e institucional da Guiné-Bissau.

7. A Comissão da CEDEAO reitera o seu compromisso de continuar a apoiar as autoridades e cidadãos da Guiné-Bissau nos seus esforços para consolidar a democracia e promover a paz e a estabilidade, condições essenciais para a implementação das prioridades de desenvolvimento socioeconômico e prosperidade da Guiné-Bissau.

Abuja, 22 de Janeiro de 2020
A imagem pode conter: texto

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público