quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Supremo da Justiça na Guiné Bissau foge a auditoria do Tribunal de Contas

Image result for Presidente do Tribunal de Contas da Guiné-BissauO Presidente do Tribunal de Contas da Guiné-Bissau, Dionísio Cabi acusou o Supremo Tribunal de Justiça de se furtar à uma auditoria sobre a utilização do dinheiro do cofre geral dos tribunais do país. Dionisio Cabi fez a acusação no seu discurso de abertura de um seminário para técnicos do Tribunal de Contas. O Supremo Tribunal de Justiça diz que não pretende reagir à acusação.

O presidente do Tribunal de Contas da Guiné-Bissau, Dionísio Cabi afirmou hoje num seminário de técnicos da mesma instituição que o país é o 8° mais corrupto do mundo e acusou algumas entidades de se furtarem à fiscalização pela forma como fazem uso do dinheiro público.

Na primeira linha, Dionísio Cabi, apontou baterias para o Supremo Tribunal de Justiça acusado de obstrução a uma auditoria querendo saber como era utilizado o dinheiro do cofre dos tribunais. 

O Presidente do Tribunal de Contas desferiu, nestes termos, um duro golpe aos juízes do Supremo Tribunal, acusados de obstrução da actividade fiscalizadora:

"Os órgãos chamados a combater a corrupção caem na tentativa de obstrução da actividade fiscalizadora, como caso do Supremo Tribunal de Justiça, que recentemente obstruiu a realização da auditoria financeira no cofre geral dos Tribunais, violando, grosseiramente, o diploma que regula a gestão do cofre geral dos tribunais e demais leis sobre a prestação de contas." 

Segundo fonte do nosso correspondente em Bissau, o Supremo Tribunal da Justiça declinou qualquer reacção às acusações feitas por Dionísio Cabi, Presidente do Tribunal de Contas.

Para Dionísio Cabi, o controlo do dinheiro público pelo Tribunal de Contas "deve ser assumido como questão prioritária" pelo Estado da Guiné-Bissau, tendo em conta o facto de o país "se situar no oitavo lugar entre os mais corruptos do mundo".
Rispito.com/RFI, 19-02-2020

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público