quarta-feira, 29 de abril de 2020

Guiné-Bissau vai comprar chá para a covid-19 que Presidente de Madagáscar promove

Úmaro Sissoco Embaló | West Africa Gateway | Portail de l'Afrique ...A bebida de “ervas tradicionais” promovido agressivamente por Rajoelina, contém artemísia, a planta na qual se baseiam os tratamentos de primeira e segunda linha para a malária.
O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, anunciou a compra de um chá fabricado em Madagáscar e promovido pelo seu chefe de Estado, Andry Rajoelina, como tratamento para a covid-19, embora não haja indícios de que funcione.

Pior, do pouco que se sabe deste chá de “ervas tradicionais” promovido agressivamente por Rajoelina, e que foi já encomendado por outros países, como o Senegal, o principal ingrediente será a artemísia – a erva na qual se baseiam os actuais tratamentos de primeira e segunda linha contra a malária, a artemisinina. Ao promover o uso deste chá, Madagáscar pode estar a contribuir para generalizar a resistência a esta droga usada para matar o parasita da malária.
Quanto a Umaro Sissoco Embaló, recentemente reconhecido como Presidente pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), anunciou em discurso à nação no domingo que vai adquirir um produto à base de plantas medicinais, fabricado em Madagáscar, para combater o novo coronavírus na Guiné-Bissau, relata a Lusa. O Presidente afirmou que já manteve contactos, por videoconferência, com o seu homólogo malgaxe, sobre a possibilidade de compra. Da conversa ficou assente que a Guiné-Bissau só precisa de mandar um avião a Madagáscar.


Na semana passada, Andry Rajoelina apresentou publicamente um chá, baptizado de Covid-Organics, preparado à base de artemísia. Embora a eficácia da substância não tenha sido comprovada em laboratório, o líder malgaxe, que bebeu o chá na presença de jornalistas e embaixadores, defendeu que teria curado duas pessoas que estavam infectadas pelo novo coronavírus. Entretanto, as escolas reabriram – desde que as crianças bebam o chá promovido pelo Presidente

Por trás deste empreendimento, diz a revista Africa Report, estará o esforço de uma organização não-governamental francesa, La Maison de l’Artemisia, que se dedica a promover o uso desta planta para a malária, mas que recentemente começou a apelar a que se façam ensaios clínicos com a artemísia para tratar a covid-19.

A Academia Nacional de Ciências de Madagáscar começou por condenar a promoção de “um medicamento para o qual não há provas e que põe em risco a saúde da população, em particular das crianças”, mas após uma visita dos cientistas ao palácio presidencial voltou atrás na condenação relata o L'Express de Madagáscar.

Num comentário enviado à BBC a propósito desta droga promovida pelo Presidente de Madagáscar, a Organização Mundial de Saúde recordou que não recomenda “automedicação seja com que medicamento for como prevenção ou cura para a covid-19.” A OMS reiterou declarações anteriores do seu director -geral, o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus, em que dizia “não haver atalhos” para encontrar tratamentos eficazes contra o novo coronavírus.

O Presidente guineense afirmou que, no mais tardar, até quarta-feira todas as diligências serão encetadas a partir de Bissau e indicou que outros países africanos já estão a adquirir as plantas medicinais para ajudar no tratamento contra o novo coronavírus. Segundo Umaro Sissoco Embaló, “o doente experimenta qualquer medicamento que o possa curar”, relata a Lusa.
Rispito.com/Publico, 29/04/2020

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público