quarta-feira, 6 de maio de 2020

Médico guineense diz que até prova em contrário o chá de Madagáscar não cura doença

Mboma Sanca: “ A GUINÉ-BISSAU NÃO DISPÕE DE UM PLANO SANITÁRIO DE ...O médico guineense Mboma Sanca disse à Lusa que até prova em contrário não reconhece qualquer propriedade de cura ao chá que o Presidente do país importou de Madagáscar para tratar doentes infetados pela covid-19.

Médico da unidade dos Cuidados Intensivos do Hospital Nacional Simão Mendes, em Bissau, Mboma Sanca afirmou que, enquanto clínico, não aconselha que seja administrado o chá a qualquer doente ou a alguém que queira prevenir-se da infeção pela covid-19.

"Não sabemos como é feito o chá, qual a dosagem, quais as propriedades, daí que não aconselhamos a sua utilização, mas quem o quiser tomar não poderemos fazer nada", notou Sanca, também animador de um programa de rádio, em que interage com a população sobre questões ligadas às doenças.

Nos últimos dias, o programa de Mboma Sanca, que é emitido semanalmente na rádio Jovem de Bissau, é dedicado inteiramente a questões ligadas ao novo coronavírus.

O médico sustenta a sua reticência em relação ao chá, importado de Madagáscar pelo Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, pelo facto de a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não ter uma posição definitiva sobre o produto.

"Nós fazemos parte da OMS e não ouvimos nenhum pronunciamento abonatório e nenhum técnico de saúde guineense pode dizer que sabe ou conhece esse chá", afirmou Mboma Sanca, pedindo aos guineenses para que "não enveredarem pela improvisação" perante a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

"Na Guiné-Bissau, muita gente gosta de desafiar a ciência", observou Sanca, para defender que um eventual uso do chá poderá levar a população a ser displicente perante "uma doença que ainda não tem cura", notou.

Mboma Sanca até entende a iniciativa de Umaro Sissoco Embaló em mandar buscar um produto que acredita ter propriedades medicinais, mas defendeu que antes daquela iniciativa o Presidente guineense deveria envolver técnicos de saúde e da farmacologia locais para uma análise prévia.

No sábado, a Guiné-Bissau recebeu um chá proveniente do Madagáscar, à base de artemísia, que tem estado a ser utilizado naquele país para prevenir a covid-19.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que reconhece os benefícios da utilização de formas de medicação tradicionais, em particular em África, saudando a utilização destes na procura de terapias no combate à covid-19, mas alertou que devem ser clinicamente comprovados.

Por seu lado, a União Africana (UA) anunciou estar em conversações com Madagáscar para obter os dados técnicos relativos à segurança e eficácia do remédio natural à base de ervas anunciado para a prevenção e tratamento da covid-19.

A Guiné-Bissau registou até hoje 457 casos de covid-19, incluindo 24 recuperados e dois mortos.

O Presidente da Guiné-Bissau prolongou, pela segunda vez, o estado de emergência no país até 11 de maio.

No âmbito do combate à pandemia, as autoridades guineenses encerraram também as fronteiras, serviços não essenciais, incluindo restaures, bares e discotecas e locais de culto religioso, proibiram a circulação de transportes urbanos e interurbanos e limitaram a circulação de pessoas ao período entre as 07:00 e as 14:00 horas.

O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu hoje para 1.959, com mais de 49 mil casos da doença registados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 254 mil mortos e infetou quase 3,6 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de um 1,1 milhões de doentes foram considerados curados.
Rispito.com/Lusa, 06-05-2020

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público